Administração da Sicoob Cocred publica carta com práticas ESG já implantadas

Administração da Sicoob Cocred publica carta com práticas ESG já implantadas

A administração da Sicoob Cocred publicou uma carta com todas as práticas de ESG desenvolvidas na cooperativa. O documento lista todas as ações adotadas nos últimos anos, referentes aos três pilares que compõem a sigla – do Inglês Environmental, Social and Governance, que, traduzidas para o Português, significam Meio Ambiente, Social e Governança.   

A carta, que reafirma o nosso compromisso com a transparência das informações e a prestação de contas, seja com os cooperados, colaboradores, parceiros e a sociedade em geral, é assinada pelo presidente e vice-presidente do Conselho de Administração, Giovanni Bartoletti Rossanez e Gustavo Zanini Sverzut, respectivamente; pelos diretores – Antonio Cláudio Rodrigues (Geral), Ademir Carota (Administrativo), Gabriel Pascon (Negócios), Juliano Bomfim (Controles Internos e Riscos) e Marcos Roberto Petri (Crédito) -; e pelos conselheiros vogais – Frederico José Dalmaso, Marco Antonio Paschoal, Ricardo Toniello, Rosemary Lorençon Annibal e Sebastião Ferreira Jacintho.

Clique aqui para ver a carta assinada.

O que é?

A sigla ESG surgiu no mercado financeiro em 2004, mas ganhou força nos últimos anos, especialmente após a publicação, em 2015, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam incentivar a adoção, até 2030, de políticas públicas voltadas ao uso racional dos recursos naturais e ao bem-estar das pessoas.

Apesar de recente, o termo não é novidade para as cooperativas, que têm, entre suas maiores preocupações, a gestão responsável, o desenvolvimento sustentável dos cooperados e das comunidades onde eles estão inseridos, bem como do ambiente interno, com a valorização dos colaboradores.

Na Cocred, esse tipo de prática está presente desde o surgimento da cooperativa, em 1969. É componente fundamental, portanto, do DNA e da trajetória de quase 55 anos da instituição, que serão completados em julho e que vão motivar, durante o ano, diversas iniciativas para celebrar esse marco histórico.

Veja a seguir as medidas ESG já adotadas:

Ações Ganhos
Uso de energia renovável, eólica e fotovoltaica, para abastecimento, respectivamente, da Sede e das agências (Postos de Atendimento). Impacto ambiental com a redução de mais de 14 toneladas de CO2 por ano.

 

Adequação do sistema de iluminação nos prédios (Sede e Postos de Atendimento). Utilização de 100% de lâmpadas de led, impactando na redução de 66,66% watts para produção da mesma quantidade de luminosidade utilizada por uma lâmpada incandescente, gerando impacto ambiental com a redução de energia elétrica e emissão de CO2.
Incentivo ao uso de energia renovável por meio de concessão de linhas de crédito para compra de placas fotovoltaicas. Contribuição na redução da poluição, por meio da implantação de energia limpa pelos associados, com a consequente redução da emissão da taxa de carbono.
Economia e redução do desperdício de água.

 

Utilização de torneiras e bacias sanitárias capazes de evitar o desperdício de água, respectivamente, em 57% e 60% nos Postos de Atendimento e na Sede. Implantação de sistema de captação de água da chuva nos novos Postos de Atendimento.
Incentivo à flora nativa brasileira. Execução do projeto de paisagismo nos novos Postos de Atendimento, prezando pelo incentivo à flora brasileira, com o plantio de diversas espécies nativas.
Tolerância zero com impressões desnecessárias. Implementação do uso de assinatura eletrônica, que dispensa a impressão de documentos, bem como adoção do uso de controle de impressões nas máquinas. Com sistema de assinatura eletrônica, mais de 36 árvores foram poupadas, contribuindo com a redução de 13 toneladas de emissão de carbono e a conservação de mais de 136 mil litros de água. Com o sistema de controle de impressão, mais de 13 mil folhas deixaram de ser impressas por ano, conservando o equivalente a 1 árvore, reduzindo 9,5 toneladas de emissão de carbono e a conservando mais de 134 mil litros de água.
Parceria com o centro de reciclagem Biocoop. Economia de água, reaproveitamento de material e preservação de fontes de matéria-prima, impactando, também, em redução do gasto de energia elétrica e emissão de gases de efeito estufa, evitando a poluição da terra, solo e água, bem como contribuindo para o manejo adequado dos resíduos sólidos – estimulando, assim, a intercooperação e os conceitos de reciclagem.
Projetos “Clínicas Financeiras” e “Se Liga Nas Finanças On”. Conscientização social sobre educação financeira, totalmente gratuito, voltado para a comunidade. Impacto em mais de 3.000 pessoas. Realização de campanhas de arrecadação de agasalho e alimentos, com impacto em aproximadamente 4.000 mil pessoas.
Projetos para o público jovem, como: “Concurso Cultural”, “Conta com a Cocred Jovem”, “Educação Cooperativista” e “Projete”. Abordagem dos temas sobre cooperativismo, educação financeira, apoio social e intelectual a jovens de escola pública para estruturação de projetos de vida e de carreira, possibilitando a continuidade dos estudos e a entrada no mercado de trabalho. Impacto em aproximadamente 2.500 jovens nos últimos dois anos. Os jovens participantes do programa “Conta com a Cocred Jovem” ficam cadastrados no banco de talentos, com a possibilidade de uma oportunidade de trabalho e/ou aprendizado na cooperativa. Quinze jovens que participaram do projeto já foram integrados com contrato de trabalho, estágio ou aprendizado.
Diversidade no quadro funcional. O quadro de colaboradores da Cocred é composto por mais da metade de mulheres, além de ter sido identificada a crescente composição de pessoas que se autodeclaram negras.  Em pesquisa de clima, também foi identificada a diversidade na autodeclaração de gênero e orientação sexual.
Certificação “Melhores Lugares do Brasil Para Trabalhar”. Pelo terceiro ano seguido, a cooperativa conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW).
Benefícios adequados aos colaboradores. Bolsa de estudos para graduação e pós-graduação/MBA/Especialização, convênio médico e odontológico, Gympass, previdência privada, bônus e/ou participação nos resultados, auxílio combustível, auxílio enxoval, auxílio creche e babá, auxílio para filhos PCD, orientação psicológica, financeira e jurídica por meio do atendimento da Auster, auxílio funeral, auxílio amparo família e reembolso assistência social.
Contribuição no desenvolvimento empresarial e geração indireta de emprego nas cidades onde a cooperativa está inserida. No último ano, foram apoiados fornecedores e prestadores de serviço locais e regionais.
Garantia dos compromissos sociais, ambientais e de governança por meio de cláusulas protetivas. Reafirmando o compromisso com parceiros de negócios, prestadores de serviço e fornecedores, em todos os contratos adotamos cláusulas de responsabilidade social e ambiental, com a negativa da utilização e exploração de mão de obra em condições análogas a de trabalho escravo e/ou trabalho infantil, aceitação e ciência do pacto de ética da cooperativa, dever de comunicação de incidentes, acesso aos dados e informações contratuais pelo Banco Central do Brasil e auditorias, compromisso anticorrupção, Lei Geral de Proteção de Dados, sigilo bancário e segredo do negócio, e prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Diversidade nos órgãos estatutários. Crescimento da participação de mulheres nos órgãos de administração.
Pioneirismo na segregação de função dos órgãos de administração e adequada estrutura de governança corporativa. A Cocred foi a primeira cooperativa de crédito do Brasil a segregar o Conselho de Administração da Diretoria Executiva, além do fato de que a cooperativa não extinguiu o Conselho Fiscal, que atualmente é facultativo por meio da Lei Complementar 196/2022.
Assembleias Gerais Digitais. Com a impossibilidade de reuniões presenciais durante a pandemia, prontamente a cooperativa disponibilizou recursos tecnológicos que possibilitaram o fácil acesso dos associados às Assembleias Gerais, fortalecendo o elo entre os cooperados e a administração, de modo a não prejudicar a prestação de contas, direito a voto e o acesso às informações relevantes da organização.

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