Capital de Giro 13º da Cocred ajuda empresas a garantir pagamentos dos funcionários

Capital de Giro 13º da Cocred ajuda empresas a garantir pagamentos dos funcionários

Atenta aos desafios enfrentados por empresários e empreendedores no final do ano, época em que precisam garantir o 13º salário dos funcionários, a Sicoob Cocred lança a versão 2023 da linha de crédito “Capital de Giro 13º”.

De 1º de setembro a 15 de dezembro, pessoas jurídicas associadas podem contratar crédito com condições especiais. A modalidade é a ideal para garantir o fluxo de caixa, já que permite saldar compromissos sem comprometer as finanças.

O pagamento é dividido em 12 parcelas, com a primeira vencendo apenas em 22 de janeiro de 2024, e a taxa é de 1,58% ao mês. Outra vantagem é que a modalidade potencializa a participação nos resultados da cooperativa – as chamadas Sobras.

Para saber mais, fale com seu gerente ou visite uma agência da Cocred. Clicando aqui, você encontra a unidade mais próxima de você.

O 13º salário 

De forma geral, capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. É um recurso indispensável às empresas, visto que ajuda a honrar os compromissos de curto prazo.

Na Sicoob Cocred, “Capital de Giro 13º” é uma linha de crédito destinada apenas a pessoas jurídicas e especificamente para pagamento do 13º salário dos funcionários. Isso significa que os recursos obtidos não podem ser aplicados para outra finalidade.

Todo final de ano, os trabalhadores brasileiros ficam na expectativa de receber o 13º salário, benefício que deve ser pago obrigatoriamente àqueles com registro em carteira de trabalho, ou seja, contratados via Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Qualquer pessoa que tenha trabalhado por 15 dias ou mais durante o ano tem direito a receber a gratificação proporcional ao período trabalhado. Aposentados e pensionistas, bem como pessoas que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, também devem receber o benefício.

O pagamento

O empregador pode optar por fazer o pagamento do 13º em uma ou duas parcelas. O prazo para as empresas pagarem a primeira parcela termina sempre no dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser depositada até o dia 20 de dezembro.

De modo geral, a quantia a ser recebida é equivalente a 1/12 da remuneração mensal do trabalhador multiplicada pelo número de meses trabalhados no ano. Se o funcionário trabalhou por doze meses, deve receber a cota integral.

Do 13º salário, são descontados o Imposto de Renda e as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – sempre na segunda parcela. Também podem ser descontadas parcelas referentes a pensões alimentícias e contribuições coletivas, quando acordado.

Qualquer atraso ou a falta de pagamento do 13º salário é considerado infração passível de multa de 160 Unidades Fiscais de Referência (UFIRs) – o equivalente a R$ 170,25 por empregado. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

O empregador deve verificar, ainda, a Convenção Coletiva da categoria, pois nela pode haver cláusula expressa retratando a correção do valor pago em atraso. Por todos esses motivos, é fundamental o pagamento nos prazos estabelecidos por lei.

E, para isso, empresários e empreendedores podem contar com o apoio da Sicoob Cocred. A linha “Capital de Giro 13º” oferece condições especiais de juros e prazos para honrar com a folha de pagamento sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato