Sicoob Cocred vai trocar maquininhas Sipag dos cooperados até 2024

Sicoob Cocred vai trocar maquininhas Sipag dos cooperados até 2024

Julho de 2024. Está definido o prazo máximo para que todas as maquininhas de cartão do Sicoob usadas por empresas cooperadas à Cocred sejam trocadas. Os primeiros equipamentos da Sipag SmartPOS 2.0, que vão substituir os atuais Sipag 1.0, começaram a chegar aos estabelecimentos nos últimos meses de 2022.

A Cocred tem 3.402 empresas cadastradas no sistema, pelas quais estão distribuídas 4.779 maquininhas. No final de dezembro, 83 tinham a tecnologia 2.0 e outras 400 haviam chegado à cooperativa para serem entregues nos estabelecimentos. As trocas serão feitas gradativamente, seguindo um cronograma, até que todos os cooperados estejam com os novos terminais em 2024.

Segundo o departamento de Produtos e Serviços da Cocred, os equipamentos com esta tecnologia apresentam uma série de vantagens em relação aos anteriores. Entre elas, estão maior autonomia da cooperativa, o que permite promover melhorias frequentes e agregar novos produtos ao sistema, além de fazer integrações com a automação comercial, possibilitando emitir cupom fiscal na própria maquininha; autonomia no atendimento de logística, com maior qualidade e menor tempo nas trocas dos equipamentos; e rapidez no processamento das vendas pelos cooperados, já que as maquininhas operam com sinal 4G.

Um dos primeiros locais a ter a Sipag 2.0 instalada foi o Ranchão, tradicional churrascaria em Sertãozinho. O empreendimento, que está no mesmo endereço e com a mesma família há 48 anos, recebe cerca de 80% dos pagamentos com cartão.

Rodolfo Dalpian (à esquerda na foto) ajuda o pai, Armindo, nos negócios. Gaúcho, Armindo havia trabalhado em churrascarias antes de se mudar para Sertãozinho, para onde trouxe o sabor e a tradição de alguns dos pratos mais consumidos no estado natal.

Rodolfo Dalpian

No início do Ranchão, ele tinha sociedade com irmãos, Hoje, toca o restaurante com a colaboração de Rodolfo – para quem a velocidade nas operações é um dos principais benefícios da Sipag 2.0. “Realmente, essas novas maquininhas são bem ágeis. Elas oferecem várias funcionalidades, além da possibilidade de linkar com outros sistemas que usamos”.

Na vizinha Ribeirão Preto, em outra empresa familiar do ramo alimentício, o sentimento também é de satisfação. O proprietário do Emporium Fiúsa, Igor Max Ruchinski dos Reis (o do meio na foto), outro que trabalha com o pai, Valdeci, elenca vantagens da nova tecnologia. Mas não sem antes apontar os benefícios do cooperativismo de crédito. “A gente sente que, na Cocred, há uma proximidade maior com o cooperado. Você não é mais um número e consegue resolver as questões de forma menos burocrática que outras instituições. Além do que há boas taxas de juros”.

O estabelecimento foi inaugurado em agosto de 2013, quando a família, que já trabalhava no segmento, mas com vendas no atacado, decidiu apostar no comércio de comidas e bebidas diferenciadas. Para receber os pagamentos com cartão, Igor oferece aos clientes, exclusivamente, a Sipag. “Já estamos com maquininhas novas e elas são bem rápidas, além de aceitaram todos os cartões que são convenientes para o nosso negócio. Dificilmente, ocorrem problemas”, declara.

Igor Ruchinski

Conciliação

Como é possível observar, as maquininhas da Sipag contribuem para desenvolver todo tipo de estabelecimento. Sejam aqueles inaugurados há tempos ou os mais recentes. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Revista Cocred Mais encontrou um que reúne as duas características: tem décadas de existência, mas, ao mesmo tempo, é novo.

Como assim? A gente explica. O Supermercado Guedes nasceu na década de 1980 com o Sr. Elmiro, já falecido. Durante 22 anos, a gestão ficou com um dos filhos, Eduardo – que, em 2019, fechou as portas. No ano seguinte, porém, pelas mãos de Marcelo Freitas Guedes (à direita na foto), outro filho de Elmiro, a empresa voltou às atividades. E ganhou mais um ponto em 2022.

Cada uma das lojas, que estão localizadas nos bairros Santa Mônica e Laranjeiras, tem 12 funcionários. “O nome do supermercado é muito tradicional na cidade, o que ajuda bastante. Tem dado certo”.

O otimismo dos negócios se mantém quando ele avalia a eficácia das maquininhas da Sipag. Uma das principais contribuições é na hora de fazer a conciliação, um processo do controle financeiro da empresa em que valores de entradas e saídas são comparados aos que estão informados nos extratos. “Com a Sipag, esse procedimento é bem rápido, bem automático, o que é essencial para a finalização das vendas”, afirma Marcelo.

A nova maquininha Sipag, com tecnologia SmartPOS 2.0

Vantagens

Para as pessoas jurídicas, há uma série de benefícios em ter conta na Cocred e utilizar os serviços oferecidos pela cooperativa, como as maquininhas de cartão. Um dos principais diferenciais está na distribuição dos resultados ao final de cada ano – as chamadas Sobras –, que é proporcional ao movimento financeiro ao longo do ano. Como as empresas, via de regra, movimentam mais, recebem maiores volumes de Sobras.

Por isso, para os cooperados PJ, concentrar o fluxo de caixa e os recebimentos na Cocred é tão vantajoso. Na cooperativa, não existe uma infinidade de taxas que, geralmente, são cobradas das empresas – como o Pix, que é gratuito.

Confira outras reportagens

A troca das maquininhas Sipag é um dos assuntos da edição 42 da Revista Cocred Mais. A edição completa pode ser conferida clicando aqui.

Marcelo Freitas Guedes

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato