Crédito que realiza: Sicoob Cocred é parceira do micro e pequeno empreendedor

Crédito que realiza: Sicoob Cocred é parceira do micro e pequeno empreendedor

Transformar o sonho de empreender em realidade não é tarefa fácil. Mas se manter no mercado altamente competitivo, sem os parceiros certos, pode se revelar um desafio ainda maior. Empreendedor de primeira viagem, Bruno Henrique Campos do Amaral enfrentou sozinho, por anos, as dificuldades de administrar uma marmoraria em Serrana (SP).

Com o mercado da construção civil cada vez mais dinâmico, sentia que precisava investir na empresa para atrair mais clientes. Sem dinheiro em caixa, procurou pelo banco em que mantinha relacionamento há muitos anos, mas recebeu propostas irrisórias. Foi então que, por meio de um amigo, conheceu a Sicoob Cocred. “Não conhecia esse modelo de instituição, mas me surpreendi”, diz.

Amaral conta que precisava de recursos para adquirir um maquinário especializado em granito e, um mês após abrir a conta na cooperativa, tomou coragem para falar com seu gerente, mesmo incrédulo depois de tantas negativas do banco. Foi nesse dia que o empresário começou a entender, na prática, o que significa o cooperativismo.

“Pelas experiências anteriores, achei que estava muito cedo, mas resolvi perguntar se havia algum crédito disponível. Depois de passar por um processo criterioso, mas ágil, de análise, consegui o recurso que tanto precisava e comprei a máquina”, relembra.

O empréstimo foi quitado de forma antecipada, graças ao retorno financeiro dos trabalhos realizados com a nova máquina. Amaral se tornou exemplo de empreendedor que encontrou no cooperativismo financeiro o atendimento humanizado, respeitoso e sem burocracia que tanto precisava para alavancar seu negócio.

Hoje, empregando cinco funcionários, ele se considera pronto para entrar em 2025 com o pé direito, junto com a Cocred. “Indico a cooperativa para todo mundo e sempre conto minha história, porque quem está acostumado a trabalhar nesses bancos sabe que não ajudam com nada. Não pretendo trocar nem sair nunca da cooperativa”, afirma.

No Brasil, micro e pequenos negócios – como a marmoraria de Amaral – representam um motor para a economia, concentrando 95% de todas as empresas ativas e correspondendo a uma significativa fatia do Produto Interno Bruto (PIB): cerca de 30%, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo, são 20 milhões de pequenos negócios em diferentes setores, como comércio, indústria, construção civil e agropecuária. Em relação à geração de empregos, os dados também impressionam. Estudo realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que, no último ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar mais de 80% dos postos de trabalho formal no país.

Parceira do empreendedor, a Cocred está entre as cooperativas com a maior carteira de crédito do país e oferece diversas linhas para negócios de todos os portes. Até por isso, 29% do quadro de cooperados é formado por micro, pequenas e médias empresas. Além disso, cerca de 40% da carteira de crédito, que soma quase R$ 9 bilhões, é composta por crédito comercial.

Facilitar o acesso a esses recursos não é apenas uma forma de apoiar a realização de sonhos, mas de contribuir com a geração de empregos, estimular a economia e o desenvolvimento local.

“Apoiar pessoas, impulsionar negócios e transformar realidades, esse é o papel da cooperativa. Porque não existimos para vender produtos, nem mesmo atuamos visando o lucro, mas para disponibilizar o que o cooperado precisa, na hora que ele mais precisa”, afirma o diretor de Negócios da Cocred, Yuri Zarinello Ferezin.

Yuri Zarinello Ferezin, diretor de Negócios da Cocred

Por esse motivo, as linhas de crédito são variadas para atender todos os cooperados e fomentar o empreendedorismo: do cartão de crédito corporativo à maquininha de cartões, passando ainda pelas linhas de Capital de Giro e Crédito Verde, sendo que esta última permite ao empreendedor crescer alinhado à sustentabilidade – como, por exemplo, a partir da aquisição de equipamentos geradores de energia solar.

E, claro, as mais variadas linhas de crédito rural, afinal, a Cocred nasceu há 55 anos justamente com o propósito de atender agricultores que precisavam de recursos com melhores condições. “Apesar de termos nascido da união e cooperação de produtores rurais, e de sermos uma referência para o agronegócio, com mais de R$ 5 bilhões liberados em crédito rural apenas em 2024, temos um número crescente de cooperados de outros segmentos: empreendedores, profissionais liberais, autônomos e pessoas físicas. Por isso, estamos preparados para atender as necessidades de todo tipo de pessoa, com condições mais vantajosas”, completa Ferezin.

Os exemplos de cooperados beneficiados por esses recursos se multiplicam nas agências da Cocred espalhadas pelo interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Um deles é o diretor-proprietário da agência Nena Viagens, sediada em Franca (SP). Gustavo Heker de Souza decidiu se associar à cooperativa em 2011, quando já estava à frente da empresa que viu o pai, Ademir Pedro de Souza, fundá-la em 1976 e batizá-la em homenagem à esposa, Maria de Jesus Heker de Souza, apelidada de Nena.

“Minha mãe, eu e meus irmãos seguimos dando continuidade à empresa, depois do falecimento do meu pai”, conta o empresário. Atribuindo o sucesso da agência francana à dedicação familiar, Souza destaca que a empresa teve início com a organização de romarias para Aparecida (SP) e, hoje, oferece serviços variados no ramo de turismo, como excursões rodoviárias, fretamento de ônibus e até pacotes aéreos.

Com a Nena Viagens já consolidada no mercado, o empresário afirma que não encontra dificuldades para ter crédito aprovado em bancos comerciais, como acontece com negócios menores ou recém-inaugurados. Entretanto, ainda lida com a burocracia bancária e percebe, a cada contato, o diferencial dos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.

“Conheço todos os colaboradores da Cocred pelo nome e eles também nos chamam pelo nome. A cooperativa tem isso de tomar um café junto, esse aspecto familiar, que é uma coisa inerente à nossa empresa também. Esse atendimento atencioso” destaca.

Para Souza, a escolha de parceiros que compartilham os mesmos valores faz toda a diferença e tornam os desafios da jornada empreendedora superáveis. Por esse motivo, o empresário decidiu se tornar cooperado da Cocred. Durante a pandemia da Covid-19, quando o setor de turismo foi duramente impactado pelas medidas de distanciamento social, foi a cooperativa quem esteve ao lado da agência de viagens, auxiliando Souza a cumprir com todas as suas obrigações.

“Usamos o Capital de Giro durante a pandemia e agora novamente, para apoiar o lançamento de um produto novo. Tudo que tenho feito em parceria com a cooperativa tem dado certo e assim vamos expandindo a força da nossa marca”, diz.

Gustavo Heker de Souza, cooperado da Cocred desde 2011

Gostou do conteúdo? Clique aqui e leia mais sobre o cenário econômico brasileiro na Edição 45 da Revista Cocred Mais.

E para ficar sempre atualizado sobre as novidades, siga a Sicoob Cocred no InstagramFacebook LinkedIn.

Vale a pena contratar um seguro de vida? Entenda como funciona na prática

Sicoobcard: descubra as vantagens e escolha o cartão ideal para você

BNDES Fundo Clima: entenda a linha de crédito destinada a práticas sustentáveis

Open Finance: conheça os benefícios do sistema financeiro aberto

Vale a pena contratar um seguro de vida? Entenda como funciona na prática

Sicoobcard: descubra as vantagens e escolha o cartão ideal para você

BNDES Fundo Clima: entenda a linha de crédito destinada a práticas sustentáveis

Open Finance: conheça os benefícios do sistema financeiro aberto

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato