Dia do Cooperativismo: saiba a importância da data

Dia do Cooperativismo: saiba a importância da data

As práticas que deram origem ao cooperativismo existem na sociedade há mais de 2 mil anos, mas a configuração como vemos hoje surgiu em 1844, na cidade de Rochdale, no interior da Inglaterra. A época era marcada pelo alto desemprego e pelos baixos salários.

Naquele ano, um grupo de trabalhadores se uniu para montar um armazém, com a proposta de comprar alimentos em grande quantidade por preços menores. Dessa forma, nasceu a primeira cooperativa moderna: a “Sociedade dos Probos de Rochdale”.

De 1844 até hoje, o cooperativismo se tornou um movimento global. Em todo o mundo, há mais de 1,2 bilhão de cooperados, reunidos em 3 milhões de cooperativas, que contam com 250 milhões de colaboradores.

A prática cooperativista se tornou tão importante que ganhou uma data especial: o Dia do Cooperativismo. Quer saber mais sobre o tema, entender como a data surgiu e qual é a sua importância? Continue a leitura!

O que é o Dia do Cooperativismo?

O Dia Internacional do Cooperativismo tem por objetivo divulgar o trabalho das cooperativas de todo o mundo, destacando as metas do movimento cooperativo internacional e a sua atuação junto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data também busca fortalecer parcerias entre as cooperativas e outras entidades, como governos, empresas, instituições de pesquisa etc. Para isso, todos os anos, a Comissão para a Promoção e o Progresso das Cooperativas define um tema para as atividades. Em 2022, por exemplo, foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Durante a pandemia de Covid-19, que trouxe inúmeros desafios e obstáculos ao mercado de trabalho, foi possível ver, na prática, a importância da data. Afinal, a força do voluntariado cooperativista entrou em ação, e o foco foi a condução de iniciativas para combater o avanço da doença e seus efeitos socioeconômicos.

Inicialmente, a data foi chamada de “Dia da Cooperação”. No entanto, hoje é conhecida como Dia do Cooperativismo — ou, pelo nome em inglês, “CoopsDay”.

Essa é uma importante data do calendário do cooperativismo, que também inclui o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito – celebrado em 28 de dezembro.

Qual é a data de celebração do Dia do Cooperativismo?

O Dia do Cooperativismo é celebrado anualmente em mais de 100 países, sempre no primeiro sábado de julho. Neste ano, a data é comemorada neste dia 1º.

Geralmente, os encontros são presenciais, mas, com a pandemia de Covid-19, foi necessário reestruturá-los de acordo com as orientações sanitárias dos órgãos oficiais. Houve muitos eventos virtuais.

Quando o Dia do Cooperativismo surgiu?

Comemorado desde 1923, o Dia Mundial do Cooperativismo foi oficializado somente em 1992, por meio da Resolução n.º 47/90 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

No entanto, o Dia do Cooperativismo foi comemorado, oficialmente, pela primeira vez, em 1995, marcando o centenário de criação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Com a criação da data, a proposta foi promover a confraternização de todos os trabalhadores ligados ao setor, como uma oportunidade de aumentar a geração de renda de forma solidária.

Quais atividades são realizadas na data?

O Dia Internacional do Cooperativismo destaca os principais benefícios e valores associados à prática cooperativista, como a responsabilidade social, o senso de comunidade e a atuação centrada nas pessoas. Além disso, demarca a relevância das cooperativas para reduzir as desigualdades e criar prosperidade entre os seus participantes.

Para isso, são promovidas diversas atividades durante o dia, como a inauguração de espaços, a realização de palestras e debates, exibições de produtos e serviços, concursos, sessões solenes, doação de alimentos etc. Esses movimentos contam com a participação de cooperados, dirigentes cooperativos, políticos e do público em geral.

Como cada país e cada região apresentam suas particularidades, é comum haver atividades específicas. Um exemplo são os eventos promovidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) — autarquia federal que tem, como objetivo, o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.

Em parceria com prefeituras de diversos municípios, a Sudeco aproveita a celebração para capacitar os trabalhadores rurais e a comunidade em geral a partir de sistemas sustentáveis. Assim, ao mesmo tempo em que fomenta conhecimentos sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos, o órgão qualifica colaboradores e gera emprego e renda.

O que é o Dia de Cooperar?

No Brasil, o Dia do Cooperativismo é comemorado junto a outra importante data: o Dia de Cooperar, também conhecido como “Dia C”. Ele foi criado em 2009 pela Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg) e busca desenvolver ações de responsabilidade social junto às pessoas ligadas ao cooperativismo.

A proposta é colocar em ação os valores e os princípios da prática cooperativista por meio de iniciativas voluntárias. Dessa forma, as cooperativas são incentivadas a promover projetos de responsabilidade social nas cidades onde atuam, focando o compromisso do cooperativismo de construir um mundo mais justo e solidário.

Apesar de ter surgido em Minas Gerais, a data ganhou a adesão de diversas cooperativas de outros estados, o que fez com que as ações se espalhassem por todo o país. Em 2015, as iniciativas foram vinculadas à agenda mundial proposta pela ONU, sendo apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Em 2016, a ONU atualizou o documento, passando a chamá-lo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Dia C manteve a sua adesão por ter o objetivo de erradicar a pobreza no mundo, atendendo ao ODS 1 — Erradicação da Pobreza.

Como você conferiu ao longo deste post, o Dia do Cooperativismo é uma data importante para chamar atenção para o movimento e promover suas ideias e valores. Além disso, é uma excelente forma de desenvolver a solidariedade e conscientizar a população sobre a importância do cooperativismo.

O que você achou do conteúdo? Caso tenha interesse em conferir outros posts como este e continuar a enriquecer os seus conhecimentos sobre o cooperativismo, leia mais artigos exclusivos aqui no blog da Sicoob Cocred!

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato