Dia do Professor: Há quase 55 anos, cooperada da Sicoob Cocred se dedica à arte de educar

Dia do Professor: Há quase 55 anos, cooperada da Sicoob Cocred se dedica à arte de educar

O brilho nos olhos e o entusiasmo em cada palavra dita enquanto revisita os mais de 54 anos de trabalho não escondem o orgulho em se declarar professora. No auge dos 79 anos de idade, sendo a maior parte deles dedicada à educação, Maria Alice Corazza é exemplo de profissional e, por isso, homenageada neste 15 de outubro, Dia do Professor.

Cooperada da Sicoob Cocred há mais de uma década, Maria Alice conta que sempre carregou consigo os valores do cooperativismo, entre eles a solidariedade, o espírito de justiça, a crença na igualdade, na equidade e na união, o respeito e a responsabilidade social. Princípios comuns a quem educa e a quem coopera pelo bem comum.

Formada em educação física, autora de dois livros e referência em atividade física na terceira idade, Maria Alice se destaca, inclusive, fora do Brasil, onde ministra cursos e palestras sobre a importância dos exercícios para a saúde dos idosos.

Tanto reconhecimento que, em 2024, a professora teve seu rosto estampado em uma edição especial de selos dos Correios, a partir de uma parceria entre a estatal e o clube filatélico da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (Fieps).

“Por incrível que pareça, estou sendo bem reconhecida por esses anos todos de trabalho e, com quase 80 anos, estou no auge da minha carreira. É uma alegria enorme e um orgulho imenso. Ver os resultados desse trabalho na vida dos idosos é uma dádiva.”

Mais que profissão, uma vocação

Os primeiros sinais da forte conexão entre Maria Alice e a arte de educar começaram a aparecer ainda na infância, por volta dos 7 anos de idade. Apegada à avó e sentindo um carinho especial pelos idosos, costumava visitar casas de repouso aos domingos.

Ser maquiada e maquiar as idosas com batom, blush e outros cosméticos que pegava escondido da mãe fazia a diversão da menina que, mesmo sem ter plena consciência, estava cooperando para tornar mais alegres os finais de semana daquelas mulheres.

“Minha mãe ficava impressionada. Eu amava pintar e passar batom nas velhinhas. Era um dom, um dom de Deus mesmo.” Realmente, após concluir a graduação em educação física, Maria Alice estava decidida a se especializar na área da saúde da terceira idade.

Atendendo idosos com sequelas de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi consolidando métodos como a ginástica na cadeira, a dançaterapia recreativa e a hidroginástica – ainda pouco difundida em meados da década de 1970, quando terminou a faculdade.

O foco para o desenvolvimento das práticas era a cooperação: com os colegas e com o próprio corpo. A professora enxergava no ato de cooperar uma excelente estratégia de aprendizagem e de envolvimento com o exercício, com benefícios físico e psicológicos.

“Sempre apresentei aos meus alunos métodos psicofísicos-sociais, porque não acredito na eficiência do físico pelo físico, sem o fortalecimento do psicológico. A integração social é muito importante ao idoso.”

Atraindo cada vez mais alunos e aprimorando sua metodologia de ensino, Maria Alice foi convidada a participar de programas de televisão, ministrou treinamentos em empresas e cursos para outros educadores, e até promoveu aulas em navios no Brasil e na Europa.

O cooperativismo

Mas o conhecimento não ficou restrito às aulas. A educadora sempre fez questão de ensinar em casa a importância da união e da cooperação. Ensinamentos que foram colocados em prática pelos filhos, os primeiros a conhecer de perto todos os benefícios do cooperativismo.

Foi por intermédio deles que Maria Alice se tornou cooperada da Cocred, logo que voltou a morar em Sertãozinho (SP), após muitos anos vivendo na capital paulista. A identificação com os valores da cooperativa foi imediata e decisiva para a virada de chave na vida financeira.

“Tenho o maior carinho pela cooperativa. Aqui, não tenho só uma gerente, tenho todos [os gerentes], porque sempre sou muito bem recebida. É um atendimento diferente, tem esse contato próximo.”

Maria Alice encontrou no cooperativismo tudo aquilo em que acreditava e os princípios que sempre defendeu. Porque esse é um modelo socioeconômico que prioriza as pessoas. Único movimento capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social para todos.

Até por esse motivo, a Cocred – fundada em 1969 para atender exclusivamente às necessidades dos produtores rurais da região de Sertãozinho – tem suas portas abertas para qualquer tipo de pessoa, física e jurídica, oferecendo produtos e serviços financeiros diferenciados.

Inspirada pela trajetória de profissionais como Maria Alice, que por mais de cinco décadas não mediu esforços para cooperar em prol de um mundo melhor, a Cocred atua pelo desenvolvimento dos seus mais de 75 mil cooperados e das comunidades onde eles vivem.

Um trabalho alinhado ao propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Uma atuação com foco nas pessoas. Porque assim como acontece na educação, na arte de cooperar o melhor de cada um sempre faz o melhor de todos.

Sicoob Cocred celebra 55 anos com recorde: cerca de R$ 100 milhões pagos em juros sobre o capital social

NOVA DATA: Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Sertãozinho será no dia 15 de dezembro 

COMUNICADO: Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Sertãozinho é adiada

Sicoob Cocred apoia aquisição de nova frota de ônibus da Viação Rápido D’Oeste

Sicoob Cocred celebra 55 anos com recorde: cerca de R$ 100 milhões pagos em juros sobre o capital social

NOVA DATA: Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Sertãozinho será no dia 15 de dezembro 

COMUNICADO: Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Sertãozinho é adiada

Sicoob Cocred apoia aquisição de nova frota de ônibus da Viação Rápido D’Oeste

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato