ESG: conheça as iniciativas da Sicoob Cocred para a Governança

ESG: conheça as iniciativas da Sicoob Cocred para a Governança

ESG. Essas três letrinhas estão em evidência das organizações. As iniciais em inglês para Environmental, Social and Governance – palavras traduzidas para o Português como Ambiental, Social e Governança – apontam caminhos para que as transformações na sociedade sejam pautadas pela sustentabilidade.

A expressão, que surgiu no mercado financeiro, é usada desde 2004, mas ganhou força nos últimos anos, especialmente após a publicação, em 2015, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam incentivar a adoção, até 2030, de políticas públicas voltadas ao uso racional dos recursos naturais e ao bem-estar das pessoas.

Apesar de estar mais conhecido agora, o ESG – que norteia as ações das organizações a partir de uma preocupação com seu entorno, e não apenas do compromisso com o lucro –, está presente na Sicoob Cocred há muito tempo, já que o desenvolvimento social e ambiental está no DNA da instituição, além de nortear os sete princípios do cooperativismo: 1) adesão livre e voluntária; 2) gestão democrática; 3) participação econômica; 4) autonomia e independência; 5) educação, formação e informação; 6) intercooperação e 7) interesse pela comunidade.

As iniciativas tomadas pela Cocred, além de entregarem resultados econômicos cada vez mais sustentáveis aos cooperados, promovem melhorias na vida de seus colaboradores e das comunidades onde está presente. Um dos resultados desse trabalho é a que a cooperativa conquistou, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Great Place to Work, como um dos lugares de excelência para trabalhar no Brasil na visão dos próprios colaboradores.

A partir de hoje, você confere, aqui no blog, as ações adotadas pela cooperativa referentes a cada uma das letras da sigla. Começamos com a letra G, de Governance, que, na Cocred, está embasada na Missão, na Visão e nos Valores da cooperativa, e no Pacto de Ética estabelecido pelo Sicoob, priorizando o combate à corrupção e toda forma de discriminação, e buscando, ainda, para garantir transparência e credibilidade ao processo de gestão, alinhar todos os departamentos e setores com a Alta Administração, a gestão de riscos e os compromissos assumidos com colaboradores, parceiros e a comunidade.

Confira as principais medidas de Governança que colocam a Cocred na rota ESG:

Benefícios adequados aos colaboradores

Bolsa de estudos, convênio médico e odontológico, previdência privada, participação nos resultados, auxílio combustível, auxílio enxoval, auxílio creche e babá, auxílio para filhos PcD, auxílio funeral e outros.

Contribuição no desenvolvimento empresarial e geração indireta de emprego nas cidades onde a cooperativa está inserida

No último ano, foram priorizados fornecedores e prestadores de serviço locais e regionais.

Garantia dos compromissos sociais, ambientais e de governança por meio de cláusulas protetivas

Reafirmando o compromisso com parceiros de negócios, prestadores de serviço e fornecedores, a Cocred adota, em todos os contratos, cláusulas de responsabilidade social e ambiental, com a negativa da utilização e exploração de mão de obra em condições análogas a de trabalho escravo e/ou trabalho infantil, aceitação e ciência do pacto de ética da cooperativa, dever de comunicação de incidentes, acesso aos dados e informações contratuais pelo Banco Central do Brasil e auditorias, compromisso anticorrupção, Lei Geral de Proteção de Dados, sigilo bancário e segredo do negócio, e prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Diversidade nos órgãos estatutários

Crescimento da participação de mulheres nos órgãos de Administração.

Pioneirismo na segregação de função dos órgãos de administração e adequada estrutura de governança corporativa

A Cocred foi a primeira cooperativa de crédito a segregar o Conselho de Administração da Diretoria Executiva, além de não ter extinto o Conselho Fiscal, que é facultativo.

 Assembleias Gerais Digitais

Com a impossibilidade de reuniões presenciais durante a pandemia, prontamente a  cooperativa disponibilizou recursos tecnológicos que possibilitaram o fácil acesso dos associados às assembleias gerais, fortalecendo o elo entre os cooperados e a administração, de modo a não prejudicar a prestação de contas e o acesso às informações relevantes da organização.

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato