Qual o segredo para o sucesso de uma empresa? Como se manter competitivo em um mercado dinâmico e em constante evolução? Para a Minerva Foods, líder na exportação de carne bovina na América do Sul, a chave para se destacar internacionalmente vai além da qualidade de seus produtos: está no compromisso com o meio ambiente e as pessoas.
É por isso que a Minerva investe constantemente nas melhores práticas de produção e no alinhamento delas com uma gestão ética, transparente e sustentável, fundamentada na responsabilidade socioambiental.
Desde os primeiros anos de operação, a Minerva adotou práticas de ESG – sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança) – porque entende a importância do equilíbrio entre crescimento econômico, preservação dos recursos naturais, ética nas relações de trabalho e transparência nas decisões.
“Ao adotar práticas ambientais mais eficientes, socialmente inclusivas e uma governança sólida, é possível reduzir custos operacionais, melhorar processos e aumentar a atratividade para investidores e consumidores conscientes. Além disso, práticas ESG contribuem para a atração e retenção de talentos, criando um ambiente de trabalho mais engajado e motivado”, afirma Danilo Cabrera, diretor de Relações com Investidores da Minerva.
Fundada em 1992, em Barretos (SP), a Minerva começou suas atividades com o abate de bovinos e, ao longo dos anos, passou por um processo contínuo de expansão. Hoje, o grupo está presente em sete países — Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Chile e Austrália — e exporta para mais de 100.
As recentes e estratégicas aquisições de outras empresas do setor, como 13 unidades industriais e um centro de distribuição da Mafrig, ampliaram a capacidade produtiva, permitindo o processamento de até 41.789 bovinos e 25.716 ovinos diariamente. Isso também possibilitou melhorias tecnológicas e logísticas, reforçando ainda mais o seu padrão de excelência.
E a atuação da empresa segue em expansão, com ênfase em práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva. Segundo Cabrera, os investimentos visam aumentar a eficiência e minimizar os impactos ambientais, ao mesmo tempo em que programas sociais beneficiam as comunidades onde estão localizadas as unidades produtivas. Uma demonstração pragmática do compromisso que a multinacional mantém com um futuro responsável, sem renunciar à competitividade que a tornou uma gigante do setor.
Neste contexto, é importante destacar ainda parcerias estratégicas, como a que mantém com a Sicoob Cocred, uma das maiores e mais sólidas cooperativas financeiras do país, que está ao lado da Minerva, auxiliando a concretização de tantos projetos sociais e ambientais, e no avanço das melhores práticas de produção.
“Para alcançarmos nossos objetivos é fundamental estarmos cercados por parceiros que estão alinhados a esse propósito, a partir de boas práticas que contribuam para criarmos um futuro próspero e justo. Acreditamos que a chave para o crescimento é a cooperação”, aponta o diretor.

Respeito ambiental
Com o aquecimento das exportações, um dos pilares da empresa, a Minerva colhe os frutos de uma estratégia de diversificação geográfica. No terceiro trimestre de 2024, por exemplo, as negociações com outros países representaram 60% da receita, com volumes recordes que refletem o apetite do mercado global por carne bovina e com destaque para importantes mercados como Estados Unidos e China, que alcançaram 21% e 20%, respectivamente, na participação da receita do grupo com as exportações.
Os resultados econômicos da empresa acompanham a performance do setor no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 140,02 bilhões, o que representou um crescimento de 0,7% em relação aos US$ 139,62 bilhões exportados no mesmo período em 2023.
Um dos destaques é a exportação de carne bovina, que registrou US$ 1,36 bilhão só em outubro. Deste valor, US$ 1,26 bilhão foi em carne bovina in natura. O valor exportado é um recorde histórico, sendo o seu equivalente em volume – 270,33 mil toneladas de carne bovina in natura – também recorde, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC).
Mas, para a Minerva, destacar-se globalmente não é apenas uma questão de qualidade dos seus produtos. É, principalmente, o resultado do compromisso do grupo com as práticas ESG.
Cabrera afirma que a multinacional trabalha para ser parte da solução na transição a uma economia de baixa emissão de carbono, combinando a preservação dos recursos naturais com a garantia do bem-estar animal, além de instrumentos sólidos de governança, baseados em preceitos da ética, da integridade e do cuidado com as pessoas.
“Essas diretrizes já estavam presentes na nossa estratégia desde o início, mas ganharam força nos últimos anos. Em 2021, publicamos o Compromisso com a Sustentabilidade, estabelecendo metas que guiam nossas operações”, afirma.
Uma dessas metas é monitorar 100% dos seus fornecedores diretos na América do Sul até 2030. O uso de tecnologia geoespacial, por exemplo, tem sido fundamental para garantir que a carne adquirida pela Minerva não tenha origem em áreas desmatadas ilegalmente ou em propriedades com práticas ambientais e trabalhistas irresponsáveis.
A companhia também firmou um compromisso de sustentabilidade com a Organização das Nações Unidades (ONU) para que, até 2035, atinja a meta zero de emissões líquidas.
Na América do Sul e na Austrália, as unidades são certificadas por normas internacionais de qualidade e sustentabilidade, como a BRCGS – sigla em inglês de Brand Reputation Compliance Global Standards (Normas Globais de Conformidade de Reputação de Marca) – e a ISO 14001, que atestam a segurança alimentar e a gestão ambiental rigorosa, respectivamente.
A Minerva se destaca ainda pela busca de descarbonização, sendo a primeira no Brasil a obter o Selo de Energia Renovável, além de conquistar, pelo quarto ano consecutivo, o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que reconhece a redução nas emissões de gases de efeito estufa.
O selo de Carbono Neutro, concedido aos produtos originados de fazendas certificadas pelo Programa Renove, também reflete o compromisso com a compensação de emissões e a adoção de práticas sustentáveis na pecuária em todo o país.
Atuação social
A Minerva se destaca ainda em responsabilidade social com programas como o “Educar para Transformar”, que apoia cerca de 10 mil crianças, entre filhos de colaboradores e jovens da comunidade, com doações de material escolar – os kits são compostos por mais de 20 itens referenciados pelo Ministério da Educação, como mochila, cadernos, lápis, borracha, entre outros materiais recomendados de acordo com as necessidades de cada faixa etária.
A empresa também apoia iniciativas como o “Projeto Arrastão” – doação mensal de 300 quilos de proteína para contribuir com o preparo diário de refeições saudáveis para 1 mil crianças, jovens e adultos na periferia de São Paulo (SP) – e o Instituto Gil Nogueira – atua no combate ao analfabetismo funcional por meio do incentivo à leitura entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Dr. Robson Crusoé, em Janaúba (MG).
Já em Barretos (SP), onde está localizada a sede da Minerva, existe o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que tem o objetivo de qualificar estes profissionais para o ingresso no mercado de trabalho, por meio de treinamentos técnicos, teóricos e práticos gratuitos. Os inscritos recebem capacitação para conseguir se colocar no mercado, seja na própria multinacional ou em outras empresas da região.
“Em relação à responsabilidade social, temos diversos projetos tanto dentro das nossas unidades, como iniciativas externas. A implementação de práticas ESG faz parte da nossa cultura e está em constante evolução, tendo como base os valores de orientação para resultados, comprometimento, sustentabilidade, inovação e reconhecimento”, detalha o diretor.
Gestão transparente
Em termos de governança, o grupo Minerva segue um modelo com foco em integridade, transparência, ética e conformidade. Recentemente, a companhia passou a disponibilizar uma nova versão do seu site oficial, totalmente acessível – nos idiomas português, espanhol e inglês – para pessoas com deficiência auditiva, visual e motora, idosos, autistas, indivíduos com TDAH e diferentes níveis de analfabetismo.
Com isso, a Minerva se tornou a primeira empresa do setor alimentício brasileiro a adotar um total de 20 funções de acessibilidade em seu site institucional, beneficiando cerca de 60 milhões de usuários que necessitam desses recursos para utilizar as plataformas digitais.
No ambiente interno, a preocupação constante com a integridade e o bem-estar dos colaboradores resultou na certificação da Great Place to Work (GPTW), em abril de 2024.
O selo reconhece o empenho na construção e manutenção de um ambiente de trabalho saudável, seguro e harmonioso, em que os colaboradores se sentem valorizados e motivados a desempenhar suas funções com plenitude. Mas a preocupação da gestão vai além das boas práticas internas, refletindo também nos demonstrativos da empresa.
Em 2022, a Minerva conquistou o “ESG Reporting Awards”, na categoria “Best Sustainability Reporting”, uma premiação dos melhores relatórios de sustentabilidade. Este prêmio avalia a clareza e a transparência na divulgação de ações empresariais relacionadas especificamente à sustentabilidade. No mesmo ano, o Relatório de Sustentabilidade da empresa obteve ainda o segundo lugar no “Hallbars Awards”, na categoria Beef, destacando-se entre as cinco empresas brasileiras premiadas.
Além de tudo o que foi exposto até aqui, como parte de adesão aos mais altos padrões de governança corporativa, a Minerva, por ser uma empresa listada no Novo Mercado da B3, adota uma série de medidas rigorosas de gestão, incluindo membros independentes no Conselho de Administração e políticas claras para a indicação de novos conselheiros.
O canal de ouvidoria “Conexão Minerva” também foi implantado para garantir um espaço seguro e anônimo para denúncias internas relacionadas a qualquer violação ética ou de conduta.
A empresa é ainda signatária do “Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção” e objetiva intensificar esse trabalho em 2025, como fomento a práticas comerciais éticas. “Estamos comprometidos com a segurança alimentar, promovendo uma produção sustentável de qualidade, criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza”, destaca o diretor.
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