Na Semana do Cooperativismo, 500 pessoas recebem orientação financeira da Sicoob Cocred

Na Semana do Cooperativismo, 500 pessoas recebem orientação financeira da Sicoob Cocred

Cerca de 500 crianças, jovens e adultos participaram das ações de orientação financeira promovidas gratuitamente pela Sicoob Cocred entre 26 de junho e 1º de julho, durante a Semana do Cooperativismo – período que antecede o Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia C, celebrado no primeiro sábado de julho.

No mesmo período, a Sicoob Cocred também realizou campanhas sociais que resultaram na arrecadação de aproximadamente 2 mil cobertores e agasalhos, e na doação de 65 bolsas de sangue – como cada unidade pode salvar até quatro vidas, é possível dizer que 260 pessoas foram beneficiadas diretamente.

E não é só isso. A previsão é que mais gente seja beneficiada, já que a cooperativa também está promovendo, até 14 de julho, a campanha Alimento Solidário, que objetiva arrecadar 10 toneladas de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações serão distribuídas pelos Fundos Sociais de Solidariedade.

A programação da Semana do Cooperativismo 2023 esteve alinhada diretamente a dois Princípios do Cooperativismo – “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade” – e ainda aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O diretor Geral da Sicoob Cocred, Antônio Cláudio Rodrigues, explica que iniciativas como essas comprovam a força do cooperativismo, enquanto instrumento efetivo de transformação social e econômica, promovendo o desenvolvimento das comunidades onde está inserida – atualmente, a cooperativa está presente em 35 cidades de São Paulo e Minas Gerais.

“Envolvemos cooperados, colaboradores e voluntários para levar a toda a sociedade o nosso jeito de ver o mundo e de atuar nele. Acreditamos na cooperação como caminho para fazer a diferença e mudar vidas. É uma satisfação perceber que as pessoas entendem e respondem de forma bastante positiva, se engajando para melhorar a vida do próximo.

Confira um resumo das ações desenvolvidas pela Sicoob Cocred na Semana do Cooperativismo:

Palestra “Crie seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”

Cerca de 350 estudantes participaram da palestra que visa divulgar o curso “Se Liga Finanças”, totalmente online e gratuito, que aborda conceitos sobre orçamento pessoal, planos de vida, noções de economia e de investimentos, como sair do endividamento, e como manter uma relação saudável com o dinheiro.

Os voluntários da Sicoob Cocred estiveram na Escola Técnica Estadual (ETEC) José Martimiano da Silva e no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), em Sertãozinho, na Escola Estadual Maria Cintra Nunes Rocha, em Franca, na ETEC Antônio de Pádua Cardoso e na Escola Estadual Dr. Washington Luís, em Batatais, e no Serviço de Obras Sociais (SOS) Motriz, em Guaíra.

350 jovens assistiram à palestra “Crie seu futuro”

Clínicas Financeiras

A população de Sertãozinho também foi atendida gratuitamente na Praça 21 de Abril, nos dias 30 de junho (sexta-feira) e 1º de julho (sábado). Ao todo, 118 pessoas receberam consultoria gratuita sobre orçamento pessoal e familiar, endividamento, imposto de renda, renegociação de dívidas, empreendedorismo, investimentos, entre outros.

Clínicas Financeiras fez 118 atendimentos

Contação de Histórias

Enquanto os pais recebiam as orientações dos voluntários da Sicoob Cocred, na Praça 21 de Abril, no Centro de Sertãozinho, as crianças participaram da contação de história “Margô e Davi foram ao mercadinho” – o livro integra a Coleção Financinhas, do Instituto Sicoob. Ao todo, 30 meninos e meninas com até 12 anos de idade passaram pelo local.

Contação de Histórias teve participação de 30 crianças

Campanha do Agasalho

Cerca de 2 mil peças de roupas, calçados e cobertores foram arrecadados nas 40 agências da Sicoob Cocred e no Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho, durante a Campanha do Agasalho promovida pela cooperativa. A ação solidária envolveu colaboradores, cooperados e toda a comunidade.

As doações foram entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade e Secretarias de Assistência Social dos municípios onde a cooperativa está presente. Esses órgãos serão responsáveis pela distribuição das peças às famílias necessitadas, conforme cadastro e triagem prévios.

Campanha do Agasalho arrecadou cerca de 2 mil peças

Junho Vermelho

Os colaboradores da Sicoob Cocred também arregaçaram as mangas e doaram sangue em prol de quem mais precisa. Ao todo, 65 bolsas de sangue foram doadas – cada uma pode salvar até quatro vidas. Isso significa, então, que 260 pessoas foram beneficiadas pela campanha em toda a área de atuação da cooperativa.

A campanha Junho Vermelho, que integrou a programação da Semana do Cooperativismo 2023, também conscientizou os colaboradores sobre a importância da doação de medula óssea. Como resultado, muitos realizaram o cadastro prévio e se tornaram doadores.

65 bolsas de sangue foram coletadas durante o Junho Vermelho

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato