Painel Cocred celebra protagonismo e liderança das mulheres

Painel Cocred celebra protagonismo e liderança das mulheres

Um evento todo voltado a valorizar a participação das mulheres no mundo dos negócios. Foi essa a proposta da 2ª edição do Painel Cocred, realizado nesta sexta-feira (27/10) no Auditório 106 do Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho-SP, com o tema “Mulheres em Foco”.

Quase 200 lideranças femininas, entre cooperadas, colaboradoras e parceiras da cooperativa, estiveram presentes e participaram de palestra e dois painéis, mediados pela jornalista e apresentadora da TV Record Ribeirão Preto, Flávia Chiarello, e que buscaram promover reflexões sobre a atuação das mulheres no agronegócio e na gestão empresarial, com foco em alto desempenho e em resultados positivos para o desenvolvimento do nosso país.

O Painel Cocred foi realizado pela primeira vez em 2020. O objetivo é aproximar ainda mais a cooperativa de seus associados, colocando em discussão temas atuais e relevantes para toda a sociedade. A ideia de concentrar esta edição nas mulheres acompanha a influência cada vez maior delas em diversos setores da nossa economia.

No agro, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as mulheres são responsáveis por 34% dos cargos gerenciais. O cenário é confirmado com dados da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que apontam que 59% das mulheres que atuam na área rural são proprietárias ou sócias e quase 31% têm cargos de direção, gerência, administração e coordenação.

Nas gestão empresarial, um relatório da consultoria empresarial norte-americana McKinsey mostra que ter mulheres em cargos de liderança significa desempenho financeiro melhor para 21% das empresas e uma probabilidade 27% maior de criar valor no longo prazo.

Auditório do Centro Administrativo Cocred recebeu quase 200 lideranças femininas

Abertura e palestra

As participantes, de diferentes perfis, como profissionais liberais, empresárias e empreendedoras, foram recepcionadas com um café da manhã. A abertura do evento foi feita pelo diretor de Negócios da Sicoob Cocred, Gabriel Pascon, que destacou exemplos de mulheres que protagonizaram o cooperativismo no mundo, no Brasil e contribuíram para a própria história da Cocred, como Victorina Guidi, a única mulher que estava no grupo dos 106 fundadores da cooperativa, em 1969.

Gabriel Pascon, diretor de Negócios da Sicoob Cocred

Em seguida, a jornalista Malu Weber, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Bayer no Brasil, palestrou sobre “Liderança efetiva e afetiva”. Dona de uma carreira de sucesso, fruto de uma longa jornada de dedicação, é a primeira brasileira a ocupar uma cadeira no Conselho Global de Comunicação da multinacional alemã.

Também é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a Aberje, e carrega no currículo diversos prêmios: Troféu Mulher Imprensa, em 2016, na categoria Assessora de Comunicação; título de Executiva de Comunicação do Ano, também em 2016, pela Aberje; Prêmio Comunique-se, em 2018, como um dos três executivos mais administrados do Brasil; Prêmio PR Scope, em 2019, como um dos cinco executivos mais admirados do país na categoria Comunicação Empresarial; e Prêmio Feras da Comunicação Corporativa, agora em 2023, como um dos Top 10 Executivos Brasileiros de Comunicação Corporativa. A jornalista é, ainda, professora, palestrante, mentora e articulista.

Malu Weber falou sobre Liderança efetiva e afetiva

Painéis

Após a palestra, as presentes participaram de dois painéis sobre o papel transformador das mulheres, no agronegócio e na gestão empresarial. Cada um contou com quatro debatedoras. No primeiro, elas discutiram a influência feminina na gestão de propriedades rurais e empresas ligadas ao agro. As painelistas foram:

Flávia Lancha: empresária e ex-secretária de desenvolvimento econômico de Franca, idealizadora do Instituto de Capacitação e Orientação Livre, da Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente e do Projeto Ampliando Horizontes, além de fundadora do Grupo Labareda Agropecuária.

Livia Gonçalves de Souza: engenheira agrônoma a produtora rural. Tem curso de Gestão Empresarial no Agronegócio e MBA em Administração pela Fundace/USP. Trabalha há 16 anos no setor agrícola do Estado de São Paulo, tendo a companhia das irmãs na produção de cana-de-açúcar e soja, e também na pecuária bovina. É conselheira da Camda Cooperativa Agropecuária.

Ana Silvia Blanco Araújo: engenheira agrônoma, produtora de cana-de-açúcar e de borracha na região de Barretos. Idealizadora e diretora da Associação De Olho no Material Escolar e integrante do Núcleo Feminino do Agronegócio, o NFA.

Beatriz Biagi Becker: empresária, presidente e fundadora do Grupo Beabisa, empresa criada há mais de 30 anos com origens no agronegócio e que se dedica à agricultura, especialmente a cana-de-açúcar, ao melhoramento genético bovino e equino, e ao setores de empreendimentos imobiliários, tecnológicos, de investimentos e de participações. Beatriz é idealizadora da Associação de Equoterapia Vassoural e participou do trabalho visionário e inovador da agropecuária Lagoa da Serra, pioneira na técnica de inseminação artificial no país.

Participantes do 1º painel: o papel transformador das mulheres no agronegócio

Já o painel sobre gestão empresarial colocou em pauta a participação feminina à frente de empreendimentos. As painelistas, que deram suas visões sobre o tema, foram:

Claudia Tonielo: advogada e diretora de recursos humanos do Grupo Viralcool, responsável diretamente por 4.500 profissionais. Reconhecida pelo trabalho em prol da inserção das mulheres no agro, Claudia integra o grupo Lide Agronegócio de Ribeirão Preto, como conselheira, e o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis, o Ceise-BR, como diretora do conselho.

Camilla Syrio: graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, é Sênior Finance Manager na Czarnikow, trading britânica de alimentos e fornecedora de serviços da cadeia de suprimentos, com forte atuação no setor sucroenergético.

Rosana Amadeu da Silva: graduada em Letras e diretora administrativa e financeira da Telog Logística há mais de dez anos. É presidente do Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético, o Ceise-BR, e acumula passagens pela Zanini, Prefeitura de Sertãozinho, Grupo Balbo e Banco Nossa Caixa.

Roberta Zinader: empresária e sócia-proprietária da Pisom & Co, marca de calçados que está há mais de 20 anos no mercado de Ribeirão Preto e região, trazendo a acessibilidade do fast fashion para todas as mulheres.

O Painel Cocred terminou com um almoço, em que as participantes puderam confraternizar, comentar os assuntos da palestra e dos painéis, e trocar experiências, pessoais e profissionais, sobre a ampliação da presença feminina no mundo corporativo.

Participantes do 2º painel: o papel transformador das mulheres na gestão empresarial

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato