I. Objetivo

A Política tem por finalidade demonstrar o compromisso da Sicoob Cocred Cooperativa de Crédito, sociedade empresária, com sede na cidade de Sertãozinho, estado de SP, Av. João Bombonato, nº 168, Jardim Monte Carlo , CEP 14.161-050, registrada perante o CNPJ sob o nº 71.328.769/0001-81, com a privacidade e proteção das informações recebidas dos Titulares de Dados, inclusive dados pessoais, de acordo com as leis em vigor, com transparência e clareza, descrevendo as principais regras para acesso aos nossos ambientes virtuais.

II. Informações sobre esta Política 

1. Esta política está sujeita a constantes melhorias e aprimoramentos.

2. A cooperativa se reserva no direito de modificá-la a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, bem como fazer adequações para atender à legislação vigente ou força jurídica equivalente, cabendo o seu aceite sempre que os visitantes acessarem os sites.

3. Caso haja alguma alteração que interfira na coleta dos dados dos Titulares de Dados, será enviado mensagem por e-mail informando quais procedimentos serão realizados ou necessários.

4. Caso algum item dessa política seja considerado inaplicável, por autoridade de dados ou judicial, as demais regras dispostas nesta política permanecerão aplicáveis sem prejuízo de informações e efeito.

5. Os titulares de dados estão cientes que toda comunicação realizada por e-mail, SMS, aplicativos de comunicação instantânea, telefone ou qualquer outra forma digital, pelos meios informados pelo visitante no cadastro, são válidas, eficazes e suficientes para divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços, aos seus dados, bem como qualquer assunto relacionado abordado, sendo exceção apenas o que essa Política prever como tal.

6. O tratamento de dados pessoais de menores de 18 anos somente ocorrerá mediante autorização expressa do seu representante legal. 

III. Sobre dados coletados

1. Como os Dados são coletados? os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando você nos submete ou quando você interage em Nossos Ambientes e Serviços.

IV. Utilização de cookies

1. Por que a Sicoob Cocred utiliza Cookies? A utilização de Cookies é algo comum em qualquer plataforma digital. Eles são coletados para aprimorar a experiência dos visitantes de sites, tanto em termos de performance, como em termos usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades.

2. Como são armazenados? Os Cookies permitem que o site visitado memorize informações, por exemplo, quanto o visitante o acessa, escolha do idioma preferido, localização, recorrência das sessões e outras variáveis que possam ser relevantes para o site, bem somo aprimorar suas estruturas e conteúdo. A Sicoob Cocred não pode identificar o visitante pessoalmente por meio desses dados.

3. Categorias de Cookies que a Sicoob Cocred utiliza. Existe duas categorias de Cookies que podem ser utilizados no site: “Cookies de sessão” e “Cookies persistentes”. Cookies de sessão são temporários que permanecerão no dispositivo do visitante até que seja excluído (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do “tempo de vida” do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado).

4. Desse modo, listamos abaixo os tipos de Cookies que poderão ser utilizados na nossa Plataforma:

Funcionalidade: Esses Cookies permitem que o site armazene as escolhas do visitante/usuário (como seu nome de usuário, idioma ou região onde se encontra) para proporcionar uma experiência personalizada. 

Cookies de Autenticação: Servem para reconhecer o visitante/usuário, possibilitando o acesso e utilização dos ambientes do site com conteúdo e/ou serviços restritos e proporcionando experiências de navegação mais personalizadas.

Cookies de Segurança: São utilizados para ativar recursos de segurança do site, com finalidade de auxiliar o monitoramento e/ou detecção de atividades maliciosas ou vedadas por esta Política, bem como de proteger as informações do visitante/usuário de terceiros não autorizados.

Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho: A finalidade deste tipo de Cookie é ajudar a entender o desempenho do site, medir a audiência, verificar os hábitos de navegação, bem como a forma pela qual o visitante/usuário chegou à página (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço).

Cookies de Propaganda: São usados para apresentar propaganda relevante ao visitante/usuário, tanto dentro quanto fora do site ou sites de parceiros, bem como para saber se a visita ao site foi realizada depois que o visitante/usuário visualizou a propaganda. Os Cookies de propaganda também podem ser utilizados para lembrar eventuais pesquisas realizadas por visitantes/usuários no site, além de, com base nas pesquisas realizadas, apresentar-lhes anúncios
relacionados aos seus interesses.

5. Controle e Exclusão de Cookies: O visitante pode alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou ser alertado quando um Cookie estiver sendo enviado para o seu dispositivo. Para saber mais, é importante visitar as instruções dos navegadores. Caso o visitante utilize dispositivos diferentes para acessar o site da Sicoob Cocred (por exemplo: computador, smartphone, tablet etc.) deverá assegurar se o navegador de cada dispositivo está ajustado para atender as
preferências quanto aos Cookies.

6. Desabilitar os Cookies utilizados pela Sicoob Cocred pode impactar a experiência no site, por exemplo, talvez o visitante não consiga acessar algumas áreas das páginas ou talvez não receba informações personalizadas quando visitar uma página.

7. Para que o visitante possa, de forma simples e intuitiva, gerir suas preferências quanto aos Cookies a partir do seu navegador, poderá utilizar um dos links abaixo:

     a) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Firefox, clique aqui.

     b) para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de Cookies no browser Chrome, clique aqui.

     c) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Internet Explorer, clique aqui.

     d) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Safari, clique aqui.

     e) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Opera, clique aqui.

V. Links para Sites e Aplicativos de Terceiros

1. O site da Sicoob Cocred pode conter links para sites e aplicativos de terceiros. Quando acessá-los, o visitante estará sujeito a outros termos de uso e a outras políticas de privacidade.

2. Os Termos de Uso e Política de Privacidade da Sicoob Cocred não são válidos nos sites e aplicativos de terceiros. A existência desses links não significa nenhuma relação de endosso ou de patrocínio entre a Sicoob Cocred e os terceiros, e a Sicoob Cocred ainda não tem nenhuma responsabilidade com relação a tais terceiros. São eles:

     a) Acesse a Sua Conta Pessoal;
     b) Acesso Empresarial;
     c) Canal de Comunicação de Indícios de Ilicitude;
     d) Ouvidoria;
     e) Instagram – Sicoob Cocred;
     f) YouTube – Sicoob Cocred;
     g) Facebook – Sicoob Cocred;
     h) LinkedIn – Sicoob Cocred; e
     i) Yumpu (Revista Cocred Mais).

VI. Link Trabalhe Conosco

1. O titular dos dados acessando o link Trabalhe Conosco, será direcionado para uma nova página URL: https://vempracocred.gupy.io/, de responsabilidade da GUPY TECNOLOGIA EM RECRUTAMENTO LTDA., com sede na Alameda Santos, 1773, Cerqueira César, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, CEP 01.419-100, inscrita no CNPJ sob o nº 23.514.668/0001-52, representada a partir desse ponto como “GUPY”, no qual o usuário tem que ler e aceitar os termos de utilização e privacidade, podendo optar ou não por receber novidades da GUPY e ou vincular as contas do LinkedIn ou Facebook.

2. No site, os dados colhidos são necessários para alimentar o banco de talentos da cooperativa e para os processos seletivos, que podem ser compartilhados com parceiros que realizam trabalhos de apoio à seleção e recrutamento, além de colaboradores internos.

3. São colhidos dados como nome, endereço, documentos de identificação, e-mail, telefone, informações sobre pessoas com deficiência (PCD), gênero, data de nascimento e perfil do Linkedin.

4. Todos os dados e currículos são mantidos no banco de talentos da cooperativa por12 meses ou até a solicitação de exclusão deles pelo titular ou seu responsável legal, pelo canal de suporte da GUPY, através do link https://supportcandidates.gupy.io/hc/pt-br, ou acessando o Trabalhe Conosco em nossa página e acessando o suporte no site que for direcionado.

5. A senha da página Trabalhe Conosco é pessoal e intrasferível, de uso exclusivo do visitante. Caso tenha esquecido a senha, será possível recuperá-la através do link “Esqueci minha senha”, no site https://vempracocred.gupy.io/.

6. A Sicoob Cocred não tem acesso, gestão ou conhecimento de senhas de visitantes ao site da GUPY.

VII. Link Fale Conosco

1. O link Fale conosco é destinado para colher informações para a realização de atendimento de forma rápida e assertiva. As informações são enviadas para e-mail centralizador para serem tratadas internamente, por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância, com compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política.

VIII. Dados de Cooperados

1. A adesão do titular dos dados à Sicoob Cocred como cooperado, é gerenciada pelo sistema SISBR mantido pelo Centro Corporativo Sicoob (CCS), que é estrutura organizacional unificada de 3º grau, formada pelas entidades sistêmicas Sicoob Confederação e Banco Sicoob e por suas entidades vinculadas (veja mais através do link da Política de Privacidade do Sicoob, clique aqui), e no momento da associação, assina documentos que informam que os dados básicos podem ser compartilhados com as entidades sistémicas, empresas relacionadas, demais cooperativas do sistema, garantindo o sigilo bancário e de todas os dados confidenciais da conta capital quanto da conta corrente do associado, sendo esses dados tratados externamente somente com órgãos governamentais como BACEN, atuando como co-controlador juntamente com a Sicoob Cocred.

2. Para finalidade de prevenção à Fraudes, utilizamos a coleta de biometria facial.

2.1. Considerando que a Sicoob Cocred, prezando pela segurança no sigilo das informações de seus associados, bem como conferir maior segurança nas operações realizadas por meio de sistemas informatizados, visando a prevenção de fraudes, firmou parceria com a empresa proprietária do sistema UNICO CHECK, ACESSO DIGITAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO S.A., estabelecida na Cidade e Comarca de Monções/SP.

3. Nestes termos, DAMOS CIÊNCIA DA COLETA DE DADOS PESSOAIS, tais como NOME, CPF, DATA NASCIMENTO e FOTO (mapeamento de características e formação de padrão biométrico), para a finalidade de validação cadastral, e que estes dados são compartilhados com a ACESSO DIGITAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO S.A., CNPJ/MF: nº 05.563.165/0001-95 e são mantidos em banco de dados desta empresa, por tempo indeterminado, para uso e finalidade de fornecer os serviços de validação cadastral e prevenção à fraude, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709/2018.

4. Informamos que a coleta da imagem da face a partir de câmera em computador localizado em qualquer dos Postos de Atendimento da Sicoob Cocred ou foto disponibilizada via associação digital, via aplicativo Faça Parte.

5. Também damos ciência de que as empresas mencionadas utilizarão os dados pessoais sempre observando a boa fé e respeitando os princípios basilares a seguir descritos:

I – finalidade: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos, informados acima, sem possibilidade de tratamento posterior de forma
incompatível com essas finalidades;

II – adequação: compatibilidade do tratamento com as finalidades acima informadas, de acordo com o contexto do tratamento;

III – necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;

IV – livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais;

V – qualidade dos dados: garantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;

VI – transparência: garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial;

VII – segurança: utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão;

VIII – prevenção: adoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais;

IX – não discriminação: impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;

X – responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas.

6. Caso o titular de dados queira acessar, retificar, solicitar informações, pedir a exclusão, atualizar, ou tiver qualquer ação que deseje realizar sobre os dados pessoais coletados, poderá fazê-lo a qualquer tempo, entrando em contato com a Sicoob Cocred por meio do link clique aqui ou a UNICO (ACESSO DIGITAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO S.A.) por meio do link clique aqui.

IX. Dados de Colaboradores da Sicoob Cocred

1. Os dados dos colaboradores da cooperativa são somente os necessários para cumprir com as exigências legais e operacionais, sendo que:

     a) Contrato de trabalho: são utilizados os dados pessoais de CPF, RG, CNH, PIS, data de nascimento, biometria facial, biometria da digital, nome completo, filiação, nomes e CPF de dependentes e cônjuges, endereços de residência e domicílio, atestados médicos e cartões de vacina para as finalidades especificas como:

     a.1) Cumprimento de obrigação legal e regulatória, para os casos diretamente ligados ao contrato de trabalho, solicitação de benefícios pessoais e aos dependentes

     a.2) Nos casos da biometria facial, na Sede Administrativa, ainda esclarecemos que ela é coletada para identificar e liberar o acesso ao prédio, sendo compartilhados com a empresa gestora que é a R1000 TELECOMUNICAÇÕES LTDA, com endereço à Av. Leais Paulista, nº 705, Jardim Irajá, Ribeirão Preto, estado de São Paulo, CEP 14020-650, inscrita no CNPJ sob nº 08.398.774/0001- 24, por ser gestora e responsável pelo sistema de gerenciamento, não sendo utilizados esses dados para nenhuma finalidade além da especificada aqui;

     a.3) Ainda nos casos de biometria facial, pelo cumprimento de obrigação legal ou regulatória, a biometria facial, nome completo e CPF do colaborador, pode ser inserida e consultada no Check Unico, nos termos do item 20.2 dessa política;

     a.4) Nos casos da biometria da digital, essas são registrados em sistema de controle de ponto e horas de trabalho, pelo cumprimento de obrigação legal ou regulatória, sendo que os dados de cadastro de identificação do colaborador, como PIS e nome completo, e dado biométrico das digitais de seus dedos, são armazenados em sistemas e pastas internas no servidor da Sicoob Cocred, não sendo compartilhado com nenhum outro operador;

X. Dados de Colaboradores Terceirizados

1. Tem coletados o nome completo, CPF e celular pessoal, além de foto para identificação, sendo que é justificado pelo Legítimo Interesse da Sicoob Cocred, baseado no item g, do artigo 11 da Lei 13709/18, resguardando aos Titular dos dados a correção e/ou alteração a qualquer momento que for necessário, sendo que esses dados terão permanência em nosso sistema por 12 meses, além de serem compartilhados com a empresa fornecedora do sistema R1000 TELECOMUNICAÇÕES LTDA, com endereço à Av. Leais Paulista, nº 705, Jardim Irajá, Ribeirão Preto, estado de São Paulo, CEP 14020-650, inscrita no CNPJ sob nº 08.398.774/0001- 24, por ser gestora e responsável pelo sistema de gerenciamento, não sendo utilizados esses dados para nenhuma finalidade além da especificada aqui;

XI. Dados de Visitantes na Sede e PAs

1. Na Sede Administrativa, os visitantes tem coletados o nome completo, CPF e celular pessoal, além de foto para identificação, sendo que é justificado pelo Legítimo Interesse da Sicoob Cocred, baseado no item g, do artigo 11 da Lei 13709/18, resguardando aos Titular dos dados a correção e/ou alteração a qualquer momento que for necessário, sendo que esses dados terão permanência em nosso sistema por 12 meses, além de serem compartilhados com a empresa fornecedora do sistema R1000 TELECOMUNICAÇÕES LTDA, com endereço à Av. Leais Paulista, nº 705, Jardim Irajá, Ribeirão Preto, estado de São Paulo, CEP 14020-650, inscrita no CNPJ sob nº 08.398.774/0001- 24, por ser gestora e responsável pelo sistema de gerenciamento, não sendo utilizados esses dados para nenhuma finalidade além da especificada aqui;

2. Nos PAs, as visitas de prestadores de serviços e outras finalidades não sendo as comerciais pelo relacionamento como cooperado ou utilizador de serviços bancários, como pagamentos de boletos, saques, descontos de cheques, depósitos e outros, terão o seu registro com nome completo, RG e CPF, em livro de visita, para gerenciamento da Sede e controle de segurança, baseado no Legítimo interesse, observando o item g, do artigo 11 da Lei 13709/18;

3. Da mesma forma, ainda considerando o legítimo interesse, observando o item g, do artigo 11 da Lei 13709/18, todas as imagens gravadas em circuito fechado de câmeras disponíveis nos PAs e Sede, tem como objetivo preservar pela segurança física e patrimonial de todos os colaboradores e utilizadores das dependências da Cooperativa, sendo mantidas em nossos sistemas por um prazo de 30 dias, salvo quando não sejam requisitadas por processo baseado cumprimento de obrigação legal ou regulatória;

XII. Lei aplicável e foro

1. Essa Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

XIII. Disposições gerais

As instruções contidas nesta política são fontes complementares, prevalecendo, em caso de conflito ou divergência, as contidas nos normativos dos órgãos reguladores.

2. Esta política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração e revoga quaisquer normas e procedimentos em contrário.

3. Esta Política foi aprovada na reunião do Conselho de Administração realizada em 25/05/2022.

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