RDC e LCA: rentabilidade em tempos de inflação alta e Selic baixa

RDC e LCA: rentabilidade em tempos de inflação alta e Selic baixa

Apesar de a taxa básica de juros, a Selic, seguir inalterada em 2% (o menor patamar histórico), aumentou o receio de investimentos no país devido ao quadro fiscal e à aceleração da inflação. Ao mesmo tempo, as tensões relacionadas aos gastos do governo e a segunda onda da Covid-19 fizeram crescer a busca por investimentos seguros e com ganhos reais.

Com uma vasta opção de produtos e serviços, a Sicoob Cocred oferece a possibilidade de investimento em Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) – este último semelhante ao Comprovante de Depósito Bancário (CDB), só que com condições muito melhores. Mas, afinal, quais as diferenças entre esses produtos?

RDC e RDC Escalonado

O RDC é uma modalidade de investimento que permite escolher o prazo em que o dinheiro ficará aplicado: curto, com data de resgate definida, ou longo, que permite retiradas parciais durante o tempo de aplicação. Como o RDC tem liquidez diária, o resgate parcial ou total do valor antes do prazo de vencimento não prejudica o rendimento.

A cooperativa oferece ainda o RDC Escalonado, cuja rentabilidade é maior, quanto mais tempo o valor permanecer investido, podendo chegar a 125% do CDI. Vale lembrar que as aplicações e os resgates podem ser feitos pelos canais digitais, como o aplicativo Sicoob e o Internet Banking.

Em ambos os casos, o Imposto de Renda (IR) incide apenas sobre os rendimentos, no momento do resgate ou no vencimento da aplicação, e a alíquota é decrescente, conforme o tempo que o dinheiro permanecer aplicado.

LCA

Com rentabilidade superior a outras aplicações de renda fixa, já que é isenta de IR para pessoa física, a LCA é um título lastreado por empréstimos concedidos ao agronegócio. Em outras palavras, o investidor aplica em títulos de LCA e recebe rendimentos por isso. A cooperativa, por sua vez, empresta esse dinheiro aos produtores rurais com base em direitos de crédito.

Isso significa que, enquanto o dinheiro é rentabilizado de forma segura na LCA, a agropecuária é impulsionada pelos recursos captados com esse tipo de investimento. E justamente porque o agro é um setor forte e que continuou crescendo mesmo durante a pandemia, essa é uma modalidade considerada de baixíssimo risco.

O valor mínimo para aplicação em LCA é de R$ 5 mil e a taxa de juros é definida no momento da contratação, com rendimentos que podem chegar a 115% do CDI. A LCA também não possui taxa de administração e, como já foi destacado, é isenta da IR para pessoa física. Isso quer dizer que a rentabilidade obtida é líquida, dela não é preciso descontar mais nada.

Clique aqui e leia a matéria completa sobre o assunto na Revista Cocred Mais.

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato