Sicoob promove Quinzena do Consignado, com taxas especiais

Sicoob promove Quinzena do Consignado, com taxas especiais

Pela segunda vez no ano, o Sicoob promove, a partir desta segunda-feira (17/07) até o 31/07, a Quinzena do Consignado. Todas as cooperativas afiliadas ao sistema, como a Cocred, participam da campanha. Os cooperados terão taxas especiais, a partir de 1,32% ao mês.

O consignado é um tipo de crédito pessoal destinado a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Seu diferencial é o fato de as parcelas serem descontadas diretamente no contracheque ou no benefício do INSS do contratante.

A contratação pode ser feita pelo App Sicoob, Internet Banking ou direto em uma de nossas agências. Clique aqui e encontre a unidade mais próxima de você.

O que é crédito consignado e como funciona?

A reforma da casa, o conserto do carro ou a viagem de férias com a família são situações que demandam investimentos quase sempre elevados e que a maioria dos brasileiros não têm disponíveis de prontidão.

Nessas situações, o crédito consignado – que é aquele descontado direto da folha de pagamento – pode ser uma alternativa para facilitar a realização desses projetos, já que oferece juros competitivos e facilidade na contratação.

A modalidade foi criada com o objetivo de reduzir o endividamento da população, sendo regulamentada pela Medida Provisória nº 130/2023. Ela pode ser concedida por instituições financeiras, como as cooperativas de crédito, sendo bastante popular.

Entre os documentos necessários para a contratação desse tipo de crédito, estão RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de endereço. No mais, não é necessário que o contratante lide com qualquer ação para pagar o valor da dívida, uma vez que a quantia das parcelas será paga imediatamente após o salário cair na conta.

Quem pode fazer empréstimo consignado?

Como destacamos, o crédito consignado é destinado a um público específico: servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Mas ele também é concedido a outros grupos, que incluem militares das Forças Armadas, pessoas amparadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e funcionários de organizações que tenham convênio com a instituição financeira que opera com a modalidade. Isso significa que nem todas as pessoas estão elegíveis para solicitar esse tipo de crédito.

Quais os benefícios do crédito consignado?

A modalidade é uma ótima opção para quem precisa de um empréstimo. A seguir, listamos os principais benefícios desse tipo de crédito.

Oferece taxas mais baixas

O principal diferencial do crédito consignado é o fato de apresentar taxas até dez vezes mais baratas do que outros tipos de empréstimos, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

A taxa de juros da modalidade ainda é pré-fixada, o que significa que ela é definida antes da contratação do crédito e não é alterada até que todas as parcelas sejam pagas. Portanto, você não corre o risco de encontrar descontos ou outras despesas além do esperado.

Conta com prazos maiores

Em geral, a maioria das instituições financeiras do mercado oferece prazos de 12 a 24 meses para o pagamento de empréstimos ou créditos pessoais. No caso do crédito consignado, por sua vez, o prazo para quitá-lo tende a ser muito maior, podendo ser dividido em até 120 vezes.

A boa notícia é que, como o período de pagamento é estendido, a parcela também tem seu valor reduzido.

Possibilita a contratação por negativados

Sabia que pessoas com dívidas também podem contratar o crédito consignado? Isso é um benefício e tanto, uma vez que a maior parte dos empréstimos exclui automaticamente os negativados.

Vale destacar que, para quem está com o nome sujo, o crédito pode ser disponibilizado com ofertas diferentes do tradicional. Isto é, as modalidades oferecidas tendem a ser diferentes, mas ainda são bastante atrativas.

Oferece mais liberdade

O crédito consignado tem como principal atributo a liberdade. Isso acontece porque é possível contratá-lo em qualquer instituição. Além disso, você pode escolher o número de parcelas que deseja pagar (dentro do limite estabelecido pela instituição) e onde quer obter o crédito — isso levando em consideração as taxas e condições que achar mais interessantes.

Disponibiliza crédito em conta

Um grande diferencial da modalidade é o fato de disponibilizar crédito em conta. Isso significa que, caso você esteja com sua margem consignada comprometida ou esteja negativado, ainda assim será possível ter crédito na conta bancária para pagar as prestações.

Além disso, é possível fazer saques, pagamentos ou transferências em poucos minutos. Tudo diretamente na conta bancária, de forma simples e prática.

Apresenta contratação facilitada

Pela possibilidade de obtê-lo mesmo estando com o nome sujo e até mesmo sem consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou à Serasa, o crédito consignado é considerado a alternativa com uma das contratações mais fáceis do mercado.

Todo o processo se torna ainda mais prático e fácil devido à linha de crédito ser segura, sem burocracias na concessão e, em grande parte das instituições, poder ser feita de forma totalmente online.

O que considerar antes de fazer a contratação?

Mesmo com tantas vantagens, o crédito consignado demanda bastante atenção do contratante. Isso porque estamos falando de um empréstimo que vai comprometer as finanças por dezenas de meses. Para fechar o negócio mais benéfico possível, a dica é considerar alguns pontos. Saiba quais são eles:

Comprometimento da renda

Como em qualquer linha de crédito, uma pessoa que obtém o crédito consignado deve estar atenta ao comprometimento da renda. Nessa modalidade, de acordo com o Banco Central, o desconto deve ser de, no máximo, 35% do total da folha de pagamento. Para quem é pensionista do INSS, o máximo é de 45%, desde 2022, assim como para servidores públicos federais. Vale lembrar, ainda, que nenhuma dedução em folha pode ser feita sem autorização.

Descontos e custos extras

As parcelas são descontadas mensalmente na conta bancária do solicitante, seguindo os valores definidos no contrato. Acompanhar o valor descontado mês a mês é muito importante para garantir que não haja problemas.

Da mesma forma, você deve ter atenção aos custos extras relacionados ao crédito consignado, retirando aqueles que não são obrigatórios, como taxas de cadastro, taxas de abertura de crédito e seguro.

Condições do contrato

Você não pode se esquecer também de ler com bastante cuidado todas as condições presentes no contrato de contratação do crédito consignado. O documento reúne as principais informações relacionadas ao processo, como o número de parcelas, o valor do crédito, a forma de pagamento caso a pessoa perca o emprego, a tabela de empréstimo consignado, entre outras.

Atente-se, também, às taxas de juros presentes no contrato. É muito importante que elas sejam compatíveis com a sua situação financeira, pois, caso contrário, você terá grandes prejuízos e o crédito consignado pode não ser vantajoso.

Por que o crédito consignado vale a pena?

Depois de conferir nosso artigo, você deve ter percebido que a contratação do crédito consignado traz grandes vantagens. Mas será que esse empréstimo vale sempre a pena?

Em geral, o crédito consignado é considerado a melhor opção caso a pessoa tenha uma dívida alta no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, uma vez que apresenta juros bastante vantajosos. Da mesma forma, é ideal para financiar valores em um prazo mais longo.

No entanto, destaca-se que, antes de contratar a modalidade, é preciso analisar cuidadosamente seu orçamento e garantir que ele não vai prejudicá-lo. Da mesma forma, é imprescindível fazer uma simulação de empréstimo consignado e garantir que o pagamento de outras contas não seja comprometido.

Quer garantir uma contratação certeira? Opte sempre por instituições financeiras que ofereçam solidez, segurança e confiabilidade. É o caso da Sicoob Cocred, considerada uma das maiores cooperativas financeiras do Brasil. A instituição iniciou sua história em 1969 e, hoje, conta com mais de 58 mil associados.

A presença de taxas mais baixas, prazos maiores e a liberdade proporcionada pelo crédito consignado faz com que essa opção seja bastante vantajosa para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Depois de conferir o que é crédito consignado e como funciona, lembre-se dele para não ter problemas ou passar por apertos no futuro.

Quer saber mais sobre Linhas de Crédito? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de nossa instituição: estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

‘Consignado Folia’: campanha oferece crédito com taxas especiais

Sicoob Cocred substitui maquininhas Sipag até 31 de dezembro

Sicoob Cocred zera tarifa de emissão para boletos pagos pelo Pix

Na Green Week Cocred, RDC tem rentabilidade acima do mercado

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato