Sustentabilidade: novas agências da Sicoob Cocred economizam água e energia elétrica

Sustentabilidade: novas agências da Sicoob Cocred economizam água e energia elétrica

A Sicoob Cocred segue reafirmando o seu compromisso de estar próxima dos cooperados. Entre fevereiro e julho, a cooperativa inaugurou agências em Guaíra e Catanduva, no interior de São Paulo, e em Uberaba, a segunda em Minas Gerais, e transferiu as unidades de Cravinhos e Paulo de Faria para espaços mais amplos e modernos. Todos os postos de atendimento contam com sistemas sustentáveis.

O prédio de Paulo de Faria possui iluminação especial de led, que reduz em até 80% o consumo de energia elétrica, além de caixas acopladas nos vasos sanitários e bicos aspersores nas torneiras dos banheiros, que mantêm a percepção do volume de água, mas reduzem o fluxo, evitando desperdícios.

Nos outros quatro postos de atendimento, além desses itens, foram incluídos nos projetos um mecanismo para reaproveitamento de água da chuva e uso na irrigação do jardim, plantio de espécies nativas no entorno e painéis para geração de energia solar fotovoltaica. Cravinhos, Catanduva e Uberaba têm, ainda, piso intertravado na área externa, que aumenta a permeabilidade do solo.

Agência de Uberaba foi a última inaugurada em 2023

A preocupação da cooperativa com sustentabilidade está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas).

“Além de facilitar a vida dos cooperados e promover justiça financeira, priorizamos o desenvolvimento e o bem-estar de toda a comunidade e, também, do meio ambiente. As ferramentas de sustentabilidade demonstram que, aonde a Cocred vai, leva qualidade devida e preservação ambiental”, afirma o diretor Administrativo da cooperativa, Ademir Carota.

Prova disso é que as agências, alinhadas também às tendências de conectividade e acessibilidade, e ao 7º Princípio do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade, ainda oferecem wi-fi gratuito, rampas de acesso, banheiros adaptados e estacionamento próprio com vagas para pessoas com deficiência.

Novas agências têm sistema de reaproveitamento de água da chuva

Sede Sustentável
A adoção de sistemas inteligentes e sustentáveis acompanha uma tendência nos projetos arquitetônicos da cooperativa nos últimos anos. O ponto alto desse processo foi a inauguração, em novembro de 2021, do Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho.

Além das lâmpadas de led em todo o prédio, das caixas e torneiras econômicas nos banheiros, do piso intertravado no estacionamento, a sede, 100% abastecida por energia renovável, por meio da compra no mercado livre de energia eólica, possui sensores de presença em áreas comuns do térreo e nos próprios banheiros, que deixa as luzes apagadas quando não há circulação de pessoas.

Os elevadores têm sistema de chamadas eficientes, que reduzem em até 70% o consumo de energia. Os aparelhos de ar-condicionado foram programados para ligar e desligar em horários específicos, e a fachada, com três mil metros quadrados de vidro, possibilita a entrada de luz natural por mais tempo nos andares.

A cooperativa assumiu, ainda, o compromisso de incentivar a reciclagem de materiais e destinar corretamente os resíduos que gera, bem como cuidar de uma área verde pública na mesma avenida onde o Centro Administrativo está localizado, que recebeu, nos últimos três anos, mudas de diversas espécies de árvores nativas, ajudando a diminuir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Revista Cocred Mais

Este é um dos assuntos da edição 43 da Revista Cocred Mais. Para conferir todas as reportagens, clique aqui e acesse a versão digital.

Ademir Carota, diretor Administrativo da Sicoob Cocred

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato