Descubra o seu perfil de investidor

Descubra o seu perfil de investidor

A jornada para fazer o seu dinheiro trabalhar sozinho é longa e exige muito foco. Logo, para atingir essa meta, é aconselhável começar o quanto antes. Uma recomendação que pode agilizar essa trajetória é identificar o seu perfil de investidor e monitorar as tendências econômicas do país e do mundo.

Um dos passos importantes nesse processo é definir, claramente, o objetivo financeiro, fundamental para que se identifique esse perfil e para a escolha dos tipos de investimento em meio à grande diversidade de opções rentáveis que existem.

Neste artigo, você descobrirá o seu perfil de investidor para reduzir riscos e melhorar seus resultados. Continue a leitura para elevar seus conhecimentos e investir com sabedoria e estratégia.

O que é perfil de investidor?

Perfil de investidor corresponde a um estudo de adequação que considera personalidade, objetivos e condição financeira, de modo a alinhar todos esses dados para montar um plano de investimentos mais eficiente. Também chamada de suitability, essa análise é realizada por meio do preenchimento de um formulário fornecido pelas instituições financeiras em que você tem conta.

É um processo essencial para seu autoconhecimento, e para que a instituição recomende investimentos compatíveis com suas demandas e expectativas. O perfil de investidor considera as seguintes prioridades:

  • nível de conhecimento sobre o mercado;
  • faixa etária;
  • tolerância ao risco;
  • renda e patrimônio;
  • metas e prazos de investimento.

Todos esses dados ajudam a definir quais fatores são mais relevantes para você. Essa ordem de prioridades pode mudar conforme evolui, pessoal e profissionalmente.

Quais os tipos de perfil de investidor?

Existem três perfis de investidor, que são classificados de acordo com o nível de risco com que a pessoa decide lidar. Conheça-os a seguir.

Conservador

O perfil conservador prioriza a segurança do patrimônio financeiro na hora de investir. Tem a ver com pessoas que escolhem ativos mais seguros, optam por ganhos previsíveis para evitar grandes variações e protegem seu dinheiro a fim de obter uma boa liquidez.

Grande parte dos investidores apresenta esse perfil, já que a maioria dos brasileiros não tem conhecimento aprofundado sobre finanças e teme perder o pouco que tem. Geralmente, são iniciantes no ramo de investimentos e estão realizando as suas primeiras aplicações. Escolhem alternativas com lucro garantido, como renda fixa. Exemplos são o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Moderado

O perfil moderado corresponde a indivíduos que investem em renda fixa, mas também escolhem produtos mais arriscados para potencializar os seus lucros. São pessoas que estão começando o seu patrimônio financeiro e desejam melhorar seus ganhos com certo nível de proteção, encarando alguns riscos.

O investidor moderado é mais ousado que o conservador. No entanto, também não gosta de levar prejuízos.

Agressivo ou ousado

O perfil agressivo inclui investidores que buscam e gostam de fazer aplicações arriscadas. São pessoas que não têm medo de perdas em curto prazo, pois priorizam o potencial futuro dos investimentos. Apresentam grande conhecimento do mercado e têm como objetivo aumentar seu patrimônio o mais rápido possível.

As alternativas financeiras mais procuradas pelos investidores ousados são títulos de grandes corporações e de empresas com bom histórico, desde que apresentem potencial elevado de valorização.

Embora esse perfil goste de assumir riscos, não significa que queira perder dinheiro. Essas pessoas calculam todos os riscos que os produtos financeiros podem ter e fazem aplicações cientes do que pode acontecer.

Importante! Vale dizer que os perfis mencionados (conservador, moderado e agressivo) não são fixos, ou seja, o investidor pode mudar com o tempo. Isso significa que, conforme ele compreende como o mercado financeiro funciona, mais conhecimento prático adquire para investir de forma consciente.

Por que é importante saber o seu perfil de investidor?

A importância de identificar o seu perfil de investidor pode ser contemplada por meio das vantagens que são obtidas ao longo do tempo. Para compreender melhor, confira os benefícios dessa análise e os riscos associados.

Controle sobre a carteira

Um dos destaques de saber as características do seu perfil é o fato de exercer um controle consciente sobre sua carteira de investimentos. Isso ocorre porque a estratégia de aplicações é desenvolvida e compreendida por você, com o auxílio de uma instituição financeira ou corretora.

Ao assumir o controle, você determina o que é compatível com a sua carteira e seus objetivos financeiros. Embora você opte por ajuda profissional, como uma carteira recomendada, a análise de alinhamento é totalmente sua.

Liberdade de escolha

Outro benefício de conhecer seu perfil de investidor é a liberdade para selecionar os produtos que são mais compatíveis com o seu comportamento e objetivo atual. Se, com base nas suas prioridades e seu nível de riscos, você quiser investir em um produto na bolsa ou em títulos de renda fixa, você poderá fazê-lo com consciência plena.

Isso significa que você não ficará dependente de decisões de outras pessoas ou profissionais em todos os momentos. Assim, você adquire uma autonomia mais elevada para atuar conforme achar conveniente.

Criação de uma carteira personalizada

Com mais autoconhecimento e controle, é possível montar uma carteira personalizada, ou seja, você tende a escolher os produtos financeiros que são mais compatíveis com as suas preferências, compondo um conjunto exclusivo.

Confiança sobre os aportes

Investir com conhecimento prévio do seu perfil aumenta seu nível de confiança sobre os aportes — termo que significa injeção de dinheiro. Isso ocorre porque não existirá conflito de pensamento e prioridades na hora de tomar suas decisões. Nesse sentido, você saberá que todos os investimentos realizados são compatíveis com a sua visão de mercado.

Em contrapartida, é sempre válido pensar nos riscos. Como a decisão é sua, você pode errar algumas vezes. Portanto, é preciso reciclar seu conhecimento para amenizar os riscos e aproveitar todo o potencial das oportunidades oferecidas pelo mercado financeiro.

Qual é o melhor perfil de investidor?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois todos os perfis são positivos e dependem das características de cada investidor. Além disso, é válido reforçar que o perfil pode mudar com o tempo. Portanto, o ideal é pensar sobre as melhores modalidades de investimento para cada classificação.

Essa é a melhor forma de construir a carteira com eficiência. Confira algumas sugestões relacionadas ao tipo de perfil:

  • conservador: títulos públicos e privados de renda fixa, como Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Tesouro Direto;
  • moderado: ações, fundos de investimento e títulos de renda fixa;
  • arrojado: ações, commodities, Fundo de Investimento Imobiliário (FII), Fundo Negociado em Bolsa (ETF), moedas, índices etc.

Apesar dessas sugestões, é importante mencionar que a escolha deve ser feita livremente por você. Logo, essa não é uma recomendação direta de investimentos. Pese os prós e contras da sua decisão e priorize seus objetivos para montar sua carteira financeira com sabedoria.

Como identificar o seu perfil de investidor?

Uma das formas de identificar seu perfil de investidor é preencher a Avaliação de Perfil de Investidor (API), também chamada de suitability. Você pode informar dados e responder perguntas na plataforma da sua instituição financeira – no final desse texto, você confere o passo a passo para preencher o seu perfil de investidor no App do Sicoob.

Algumas pessoas ficam desconfiadas ao se deparar com esse tipo de questionário devido à necessidade de passar tantas informações. Existem novatos que consideram esse processo uma burocracia desnecessária, mas é uma percepção equivocada.

Esse formulário existe para proteger o futuro investidor contra investimentos equivocados. Também para ajudar a ter um conhecimento apurado de si, a fim de tomar decisões financeiras estratégicas.

Pense nesse processo de análise pessoal como uma anamnese. Quando você vai a uma consulta com um médico especialista, por exemplo, ele faz diversas perguntas sobre hábitos de saúde e pede exames. Para que esse médico possa receitar o tratamento mais adequado, ele precisa conhecer o paciente examinado. Assim é com sua saúde financeira.

Portanto, a dica é preencher o questionário da forma mais detalhada possível. Algumas instituições disponibilizam esse documento no próprio aplicativo. Essa é a melhor maneira de usar suas características de investimento a seu favor, escolhendo produtos financeiros mais compatíveis com a sua realidade e o seu comportamento.

Como montar um plano de ação para seus investimentos?

Para investir e conquistar sua estabilidade financeira, basta começar a agir de forma estratégica, com o auxílio de um plano de ação para os seus investimentos. Assim, você terá o apoio necessário para planejar e monitorar suas aplicações e seus objetivos financeiros. Com ele, você define melhor suas metas e adquire força de vontade para atingi-las.

O plano de ação pode ser elaborado de várias maneiras, mas o ideal é torná-lo concreto, com uma planilha eletrônica ou com uma anotação à caneta. A dica é definir suas estratégias e seus objetivos para obter determinados resultados ao longo do tempo.

Todo processo de planejamento precisa seguir algumas etapas e cumprir critérios para obter sucesso. Nesse sentido, podemos dividi-lo em quatro passos: planejar, executar, diversificar e monitorar. Confira a seguir os detalhes sobre cada um deles.

Planejar

Essa fase é recomendada para que você levante todas as suas expectativas financeiras em relação aos investimentos. Após considerar suas ambições, é preciso definir como acumular dinheiro para investir e melhorar sua capacidade de lucro.

Planejar seu futuro financeiro é indispensável para que você fique no controle de tudo e evite situações que possam colocar suas finanças em perigo. Para isso, faça uma avaliação de riscos considerando os seguintes níveis: improvável, potencial e evidente.

Executar

Se você acumulou determinado valor para aplicar, é hora de escolher os produtos financeiros conforme os propósitos considerados na etapa de planejamento.

Diversificar

O grande diferencial é sempre aplicar seu patrimônio financeiro em diversos produtos para elevar seu horizonte de investimentos e diminuir riscos de perdas. Nessa abordagem, é importante considerar o seu perfil de investidor para definir o quanto está disposto a arriscar.

Monitorar

Após colocar todo o plano em prática, basta acompanhar o desempenho das aplicações realizadas por você. Esteja sempre por perto e veja se a quantia aplicada está rendendo como o esperado. Com o tempo, será preciso reavaliar os seus rendimentos e analisar se eles serão suficientes para atingir os seus objetivos.

Se você ficar com dúvidas ou não se sentir apto para tomar decisões devido às oscilações do mercado, ou não souber como retirar suas aplicações antes do vencimento, procure ajuda especializada e levante o máximo de informações para reagir da melhor forma possível.

Como preencher o perfil do investidor no App do Sicoob?

Então, já tem uma percepção concreta a respeito do seu perfil de investidor? Você já pode preencher o perfil de investidor no App do Sicoob.

Para isso, basta, aos cooperados, acessar o menu principal, procurar o item Investimentos e, depois, a opção “Análise de Perfil de Investidor (API)”. Clique, a seguir, em “Cadastro API”. Ao responder o questionário, clique em Continuar. Seu perfil aparecerá na tela seguinte. Para cadastrá-lo, é só digitar a sua senha de quatro dígitos.

Este conteúdo teve o intuito de fazer você descobrir como é o seu comportamento em relação ao dinheiro e seus riscos em aplicações no mercado financeiro. Considere as dicas e informações mencionadas para garantir resultados compatíveis com o seu planejamento.

O que achou do post? Que tal saber mais sobre finanças e cooperativismo? Siga nossas redes sociais para acompanhar as novidades da Sicoob Cocred. Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Fui vítima de golpe. E agora?

Cocred leva teatro a instituição de Guaíra e abre agência para visita de estudantes

Cocred promove palestras gratuitas durante a Global Money Week

Celular Seguro: conheça o aplicativo que permite informar roubo e furto do aparelho

Fui vítima de golpe. E agora?

Cocred leva teatro a instituição de Guaíra e abre agência para visita de estudantes

Cocred promove palestras gratuitas durante a Global Money Week

Celular Seguro: conheça o aplicativo que permite informar roubo e furto do aparelho

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato