O Brasil chega ao Dia Internacional do Resíduo Zero, celebrado neste 30 de março, com índice de 43% do lixo descartado incorretamente, segundo a Associação Brasileira de Resíduo e Meio Ambiente (Abrema). A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2022, é um convite à análise da gestão de resíduos em todo o mundo e uma iniciativa de 106 países em prol do desenvolvimento sustentável do planeta.
Para a Sicoob Cocred, o Dia Internacional do Resíduo Zero representa uma oportunidade de destacar o compromisso que mantém com o fomento às práticas sustentáveis, afinal, o assunto está no seu DNA: “Cooperativismo e Sustentabilidade” é um dos seis Valores da cooperativa e o “Interesse pela Comunidade”, um dos sete princípios cooperativistas.
Em carta aberta (leia aqui), a Administração da Cocred reafirmou o seu compromisso com o tema, detalhando as ações que integram esse pacto com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua, a partir da implementação de práticas de ESG – sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança).
Crescimento sustentável
Segundo a ONU, 2,3 bilhões de toneladas de resíduos são descartadas anualmente no mundo e 42% desse total não é tratado adequadamente. No Brasil, um estudo realizado pela Abrema, em 2022, revelou que das 77 milhões de toneladas de resíduos geradas no país naquele ano, 27 milhões foram enviadas para aterros, prática inadequada desde 2010. O estudo ainda aponta que cerca de 5,3 milhões de toneladas nem sequer foram coletadas.
Fortalecendo o compromisso com o meio ambiente, a Cocred leva a sério a destinação dos resíduos e atua constantemente em defesa do crescimento sustentável. Por isso, todo material descartado pela instituição tem destino certo: a BioCoop, cooperativa que gerencia os resíduos da Cocred, da Copercana e da Canaoeste, conduzindo os materiais à reciclagem.
Só em 2024, cerca de 295 toneladas de papelão, 41 toneladas de papel, 26,7 quilos de sucata, 5,4 toneladas de vidro e 59 toneladas de plástico foram destinadas à reciclagem por meio dessa parceria. Além disso, outros resíduos, de menor valor comercial, como isopor e vidro, também foram reciclados.
Norteando a atuação da cooperativa, a preocupação com a sociedade e o meio ambiente está presente no cotidiano do Centro Administrativo Cocred e nas 41 agências espalhadas por 35 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Exemplo disso é que, além da correta destinação dos resíduos, a cooperativa investe no uso de fontes de energia renováveis, como eólica e solar.
Os postos de atendimento da Cocred também são equipados com reservatórios de água da chuva, que é reaproveitada na limpeza e irrigação de áreas verdes. Além disso, os vasos sanitários têm caixas que racionam a água nas descargas e as torneiras possuem bicos aspersores que liberam o volume suficiente para uso, sem desperdício.
Ainda em relação ao uso de recursos naturais, tanto as agências quanto o Centro Administrativo são equipados com lâmpadas LED (mais econômicas), sensores de presença (evitando que a iluminação permaneça acessa sem necessidade), elevadores inteligentes e climatização automatizada. Todas as iniciativas visam reduzir o consumo de energia.
Coopere com a sustentabilidade!
A preocupação da Cocred com a sustentabilidade não se limita às próprias práticas internas. A cooperativa também estimula cooperados, em especial os empreendedores, a adotarem soluções sustentáveis nos negócios.
Por meio da linha Crédito Verde, por exemplo, empresários e produtores rurais podem financiar a compra de painéis solares fotovoltaicos e demais tecnologias que favoreçam o desenvolvimento sustentável de seus empreendimentos, com taxas reduzidas e sem cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) diário. Produtores rurais têm a vantagem de quitar o recurso adquirido em até 60 meses.
No Dia Internacional do Resíduo Zero, a Cocred mostra que cooperar com a sustentabilidade pode ser mais simples do que as pessoas imaginam. Seja nos negócios ou no cotidiano, em casa, reduzir a produção de resíduos e economizar água e energia são atitudes fáceis de serem adotadas, e que fazem uma grande diferença.
Confira abaixo cinco dicas para apoiar essa causa e tornar sua rotina mais sustentável:
Coleta seletiva – Nesse sistema, os resíduos são descartados de acordo com o tipo do material. Em 2001, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) definiu uma cor para cada um. As principais são: azul para papel, vermelha para plástico, verde para vidro e amarela para metal. Em casa, você pode dividir o lixo entre “orgânico” e “reciclável”. O que for reaproveitável deve ser levado à reciclagem já higienizado.
Redução do lixo – Evite descartáveis como canudos, copos, pratos e talheres de plástico. Leve consigo uma garrafa ou recipiente reutilizável para beber água fora de casa. Um estudo feito pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em 2022, apontou que cada brasileiro contribui com a chegada de 16 quilos de lixo nos mares todos os anos.
Redução da água – Não lave objetos que podem ser higienizados de outro modo, como utilizar um pano úmido ou produtos de limpeza a seco. Você também pode poupar água durante a rotina, como enquanto escova os dentes ou se ensaboa no banho.
Redução de energia – A Sicoob Cocred pode ajudar empreendedores e produtores rurais a investir em fontes de energia limpa, como a solar. Clique aqui, visite a unidade mais próxima e saiba como turbinar os negócios de forma sustentável. Enquanto isso, apague as luzes de cômodos vazios, confira as instalações de casa ou do comércio e garanta que não há danos sobrecarregando a rede elétrica.
Transporte alternativo – Já experimentou caminhar ou pedalar até o trabalho? Caso o percurso permita explorar essas atividades, você coopera para a redução da emissão de gases poluentes provenientes da queima de combustível. Juntar a turma para uma carona ou optar por transportes coletivos, como ônibus e metrô, também reduz a poluição.
Identificou em sua rotina aspectos a serem substituídos ou adaptados para tornar o dia a dia mais sustentável? Para se inspirar, consulte as ações difundidas pela Cocred aqui ou nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn).