ESG: Sicoob Cocred realiza várias ações em prol da sociedade

ESG: Sicoob Cocred realiza várias ações em prol da sociedade

Com o propósito de “Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade” e alinhada aos sete princípios do cooperativismo, a Sicoob Cocred promove uma série de ações para desenvolver as comunidades dos municípios e regiões onde está presente.

As ações, nesse caso, estão inseridas, principalmente, nos princípios 5º (Educação, Formação e Informação) e 7º (Interesse pela Comunidade), e atendem a diretrizes da letra S da sigla ESG, iniciais em inglês para Environmental, Social and Governance, que, traduzidas para o Português, significam Ambiental, Social e Governança.

Práticas de ESG, que têm ganhado evidência nas organizações do mundo todo, são adotadas na Cocred há muito tempo, anos antes de o assunto se tornar mais frequente nos debates sobre sustentabilidade. Algumas iniciativas foram implementadas já na inauguração da cooperativa, em 1969, considerando que o desenvolvimento social está no DNA da instituição e do cooperativismo.

A cooperativa adota as medidas em sua sede administrativa, localizada em Sertãozinho, e nas suas 42 agências distribuídas em 35 municípios do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

As iniciativas embasam os relacionamentos que a instituição mantém com colaboradores, cooperados, parceiros e a sociedade como um todo, Entre elas, estão a valorização da diversidade e da inclusão no quadro funcional, realização de projetos de educação financeira, apoio a programas sociais e a iniciativas como o Concurso Cultural, que leva conhecimento e estimula produções sobre cooperativismo em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.

Confira a seguir, de forma mais detalhada, as principais medidas adotadas pela Cocred na área Social.

Diversidade no quadro funcional

O quadro de colaboradores da cooperativa é composto por mais da metade de mulheres, além de ter sido identificada a crescente participação de pessoas que se autodeclaram negras. Em pesquisa de clima organizacional, também foi observada a diversidade na autodeclaração de gênero e orientação sexual.

Projetos Clínicas Financeiras e Se Liga Finanças On

A cooperativa investe em projetos de conscientização social sobre educação financeira, de forma totalmente gratuita, voltados à comunidade. Nos últimos dois anos, mais de mil pessoas foram atendidas.

O Clínicas Financeiras oferece, geralmente em praças públicas, orientação financeira gratuita à população, esclarecendo dúvidas sobre orçamento familiar, endividamento, renda fixa, declaração de Imposto de Renda, entre outros temas.

E o Se Liga Finanças On é um curso sobre finanças, 100% online, também gratuito e com atividades práticas.

Conta com a Cocred Jovem

O programa, que é exclusivo da Sicoob Cocred, oferece um curso de educação financeira para estudantes de 15 a 22 anos, totalmente online, realizado durante quatro sábados e que já formou cinco turmas, com mais de 400 concluintes no total. Os estudantes com os melhores desempenhos ficam cadastrados no Banco de Talentos da Cocred, com a possibilidade de uma oportunidade de trabalho e/ou aprendizado na cooperativa. Desde o início do projeto, 15 deles foram integrados ao time de colaboradores, com contrato de trabalho, estágio ou aprendizado.

Investimentos em Educação: Concurso Cultural e Projete

Iniciativas realizadas ou apoiadas pela cooperativa abordam temas como cooperativismo, educação financeira e apoio a jovens de escola pública para estruturação de projetos de vida e de carreira, possibilitando a continuidade dos estudos e a entrada no mercado de trabalho. Mais de 2.500 jovens foram atendidos nos últimos dois anos.

O Projete é um programa socioeducativo gratuito que, há uma década, transforma a vida de jovens em situação de risco em Ribeirão Preto, trabalhando com conceitos de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, valorização da inclusão, do respeito à diversidade, da ética, do trabalho em equipe e do estímulo à cidadania.

E o Concurso Cultural, realizado pelo Instituto Sicoob com participação das cooperativas afiliadas ao Sistema, tem, como objetivo, a construção de conhecimentos sobre práticas cooperativas, que sejam aprendidas e vivenciadas, com base em valores e princípios do cooperativismo, durante as atividades escolares em instituições públicas e privadas.

A primeira fase é local. Os melhores em cada categoria se classificam à etapa regional, que credencia as campeãs para a competição nacional. Alunos de terceiro ano do Ensino Fundamental competem na categoria Desenhos; de quinto ano, em Crônicas; de sétimo ano, em Poemas; e, de nono ano, em Tiras em Quadrinhos.

Em 2023, pela primeira vez, um representante da Cocred conquistou a etapa nacional. O estudante Paulo de Biase Botto, do Colégio NEC, de Sertãozinho, foi o campeão na categoria Crônicas, a mesma em que a cooperativa já havia sido representada na mesma fase nos dois anos anteriores. Paulo foi orientado pela professora Tainá Lellis.

Voluntariado e doações

Para dar apoio a todos esses projetos, os colaboradores da cooperativa são fundamentais. Cerca de 90 deles já foram capacitados para atuar como “Voluntários Transformadores”, em contato direto com as comunidades de cidades e regiões onde a Cocred está presente. Eles participam das ações sociais em horários alternativos aos do expediente.

A cooperativa promove, ainda, de forma frequente, campanhas de doação de sangue e de arrecadação de agasalhos, alimentos e brinquedos, que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas nos últimos 24 meses. 

Clique aqui e confira, também, as ações adotadas pela cooperativa em Governança. 

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Dia da Integração Cooperativista celebra união de esforços para transformar a sociedade

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato