É fato que, em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, estar protegido dos crimes cibernéticos está cada vez mais complicado. Basta acessar um link para ficar completamente vulnerável e desprotegido, ter os dados roubados e até ser vítima de prejuízos financeiros muitas vezes irreversíveis.
Os golpes de WhatsApp e do falso funcionário de central de atendimento foram as principais armadilhas aplicadas em clientes de instituições financeiras, em 2024, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ao todo, foram registradas mais de 520 mil reclamações sobre golpes financeiros.
Por isso, a orientação mais comum é: sempre confirme a origem das ligações e mensagens recebidas, principalmente se contêm solicitação de dados pessoais. Proteger-se de golpes requer vigilância constante e a adoção de comportamentos de segurança inteligentes e proativos.
⚠️ Cuidado com a mentira! Proteja-se dos golpes financeiros mais comuns.
Mas as instituições financeiras também têm o papel de atuar ativamente no combate aos crimes financeiros. A Sicoob Cocred, por exemplo, destina uma área exclusivamente à segurança, aos controles internos e ao gerenciamento de riscos, com foco na proteção dos seus quase 80 mil cooperados.
Um trabalho minucioso, desenvolvido em nível sistêmico e reconhecido no país. Tanto que, em 2024, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), ao qual a Cocred faz parte, conquistou o Selo de Prevenção a Fraudes, concedido pela Febraban e Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).
A certificação destaca o alto nível de segurança nas operações financeiras e é resultado de uma avaliação rigorosa conduzida por consultoria independente, que analisou a governança, os procedimentos internos, as ferramentas utilizadas, o tratamento de incidentes e os planos de conscientização a cooperados.
Para a Cocred, o Selo de Prevenção a Fraudes reforça que a cooperativa está no caminho certo, atuando com responsabilidade e em conformidade com as diretrizes de segurança sistêmicas, e adotando práticas e tecnologias modernas para blindar os cooperados das ações criminosas.
⚠️ Sicoob Cocred alerta cooperados sobre golpes envolvendo PIX
Segurança Corporativa
De forma prática e objetiva, a equipe de Segurança Corporativa da Cocred atua no sentido de estabelecer ações para proteger os ativos, os dados e a infraestrutura contra ameaças. Esse trabalho inclui identificar, avaliar e gerenciar riscos de segurança; assegurar a confidencialidade e a integridade das informações dos cooperados e da cooperativa; monitorar atividades suspeitas e, em caso de incidentes, agir de forma rápida e eficaz para conter danos e minimizar impactos.
O setor de Tratamento e Prevenção a Fraudes, que integra este departamento, trabalha diuturnamente para criar uma cultura de prevenção, além de realizar a investigação dos casos relatados, com eficiência e agilidade. Todos os processos são documentados em sistemas internos, que servem de apoio para tomadas de decisão e estudos de melhorias.
Não menos importante, o setor de Segurança da Informação e Patrimonial realiza o monitoramento das atividades que envolvem o uso e o compartilhamento de dados, com o objetivo de garantir que erros operacionais sejam evitados, bem como prevenir possíveis vazamentos de informações. Essa equipe também é responsável por garantir segurança patrimonial, incluindo ações e campanhas de conscientização, e atua em situações que representam risco à cooperativa.
Enfim, seja investindo em tecnologia de ponta, na capacitação do seu time profissional ou em ações de conscientização do seu quadro de associados, a Cocred atua de maneira estratégica com o objetivo de mitigar os riscos, aumentar a segurança e proteger os cooperados, principal ativo do negócio.
Saiba mais sobre fraudes e crimes financeiros:
Golpe do CPF: Entenda a nova armadilha no ambiente virtual
Sicoob Cocred alerta cooperados para o Golpe do QR Code
Fraudes e golpes digitais: principais tipos e como evitar
Confira dicas para não cair em golpes ao investir o seu dinheiro