ESG: conheça as iniciativas ambientais da Sicoob Cocred

ESG: conheça as iniciativas ambientais da Sicoob Cocred

O cuidado com o meio ambiente deixou de ser um capricho para se tornar um item de extrema necessidade. E não é diferente nas organizações, já que elas precisam de água, energia, uso do solo, entre outros, para poderem funcionar.

Na Sicoob Cocred, as medidas de conservação dos recursos naturais vão desde o uso de energia renovável, eólica e fotovoltaica, passando por iluminação especial, economia de água e de papel, reaproveitamento de resíduos, projetos que valorizam espécies da flora nativa, até a oferta de linhas de crédito para adequar sistemas de geração de energia.

A cooperativa adota medidas em sua sede administrativa, localizada em Sertãozinho, e nas suas 42 agências distribuídas em 35 municípios do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro, para atender diretrizes ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, palavras que, traduzidas para o Português, significam Ambiental, Social e Governança.

O termo ESG, que foi usado pela primeira vez em 2004, pelo mercado financeiro, reúne diretrizes para a sustentabilidade de processos, que estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na Sicoob Cocred, porém, algumas estratégias estão presentes desde a fundação da cooperativa, em 1969, já que o desenvolvimento social e ambiental está no DNA da instituição e do cooperativismo.

As ações sustentáveis permitem entregar resultados econômicos cada vez melhores aos cooperados, além de promover melhorias na vida de colaboradores e das comunidades onde a Cocred está presente. Por isso, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da cooperativa lançaram uma carta com todas as práticas ESG já adotadas (clique aqui para ver a carta).

A seguir, você confere, então, as medidas implementadas pela Cocred na esfera Ambiental, correspondentes à letra E da sigla.

Uso de energia renovável, eólica e fotovoltaica, para abastecimento da sede e das agências

Uso de energia eólica na sede. As novas agências da cooperativa são capazes de gerar 100% da sua energia elétrica com sistema fotovoltaico, além da locação de usina fotovoltaica, com aproveitamento da geração de energia para as demais agências. Impacto na redução de mais de 14 toneladas de CO2 por ano.

Adequação do sistema de iluminação nos prédios (sede e agências)

Utilização de 100% de lâmpadas de led, impactando na redução de 66,66% em watts em comparação a lâmpadas incandescentes. É menos gasto de energia e emissão de CO2.

Incentivo do uso de energia renovável por meio de concessão de linhas de crédito para compra de placas fotovoltaicas

Contribuição na redução da poluição, por meio da implantação de energia limpa pelos associados, com a consequente redução da emissão de CO2.

Economia e redução do desperdício de água

Utilização de torneiras e bacias sanitárias capazes de evitar o desperdício de água, respectivamente, em 57% e 60% nas agências e na sede. Implantação de sistema de captação de água da chuva nas novas agências, com capacidade total de mais de 12 mil litros de água para reutilização em atividades cotidianas, como a irrigação de jardins e limpeza de áreas externas, impactando ambientalmente com o reúso e com possibilidade de redução de 50% na conta de água.

Incentivo à flora nativa brasileira

Execução do projeto de paisagismo nas novas agências, prezando pelo incentivo à flora brasileira com o plantio de diversas espécies nativas.

Redução de impressões desnecessárias

Implementação do uso de assinatura eletrônica, que dispensa a impressão de documentos, bem como adoção do uso de controle de impressões nas máquinas. Com sistema de assinatura eletrônica, mais de 36 árvores foram poupadas, contribuindo com a redução de 13 toneladas de emissão de CO2 e a conservação de mais de 136 mil litros de água. Com o sistema de controle de impressão, mais de 13 mil folhas deixaram de ser impressas, conservando o equivalente a uma árvore, reduzindo em 9,5 toneladas a emissão de CO2 e a conservação de mais de 134 mil litros de água.

Parceria com o centro de reciclagem Biocoop

A Biocoop é um projeto que visa reaproveitar os resíduos recicláveis, permitindo economia de água e preservação de fontes de matéria-prima. Impacto também em redução do gasto de energia elétrica e emissão de gases de efeito estufa, despoluição da terra, do solo e da água, e manejo adequado dos resíduos sólidos.

Clique aqui para conferir as medidas adotadas pela Cocred em Governança. 

E aqui para conhecer as iniciativas na área Social. 

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Confira os locais de retirada dos kits para a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana

Tem dúvidas sobre a Corrida Cooperativa em Dupla – Etapa Serrana? A gente ajuda!

Cocred passa para segmento S3 entre instituições financeiras: maior segurança aos cooperados

Protagonistas: conheça mulheres que fizeram história no cooperativismo

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos.

Quer fazer parte de nossa cooperativa?

Então, preencha o formulário abaixo!

Cadastro enviado com sucesso! Em breve, nossa equipe entrará em contato