MED ajuda a recuperar dinheiro perdido em golpes via PIX; saiba como

MED ajuda a recuperar dinheiro perdido em golpes via PIX; saiba como

Os golpes virtuais têm se tornado mais comuns do que imaginamos, fisgando muita gente pela tela do celular. Muitos desses golpes usam artifícios via WhatsApp para convencer as vítimas a acreditarem em propostas financeiras não idôneas, algumas das quais arquitetadas de forma mirabolante, para evitar qualquer tipo de desconfiança.

Caso você não tenha caído em uma dessas armadilhas, possivelmente já sofreu alguma tentativa ou certamente conhece alguém que teve uma dor de cabeça recente. Diante disso, nos perguntamos: existe uma forma de buscar apoio caso haja suspeita de ter sofrido um golpe via PIX?

A resposta é SIM. Ele tem um nome extenso, mas uma sigla bem fácil de guardar: o Mecanismo Especial de Devolução, ou simplesmente MED, foi criado pelo Banco Central em 2021, a partir da Resolução 103. O objetivo é agilizar o atendimento às vítimas que perderam dinheiro em transações via PIX, para que seja avaliada a possibilidade de recuperar os valores.

Como funciona?

A seguir, o passo a passo a passo do que fazer em casos de golpes pelo PIX.

  • Ao suspeitar que tenha sido vítima, informe, imediatamente, sua instituição financeira;
  • A sua instituição entra em contato com o banco do golpista em até meia hora;
  • O banco do golpista bloqueia o valor total transferido pela vítima, ou parcial, caso uma parte já tenha sido usada;
  • As duas instituições analisam o caso em até 7 dias;
  • Se for constatado o golpe, o valor disponível é devolvido à vítima em até 96 horas. Do contrário, é liberado ao recebedor.

De acordo com o Banco Central, o MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente PIX da instituição – por exemplo, se uma transação for feita em duplicidade pelo sistema. Nesse caso, a falha é avaliada e, em caso positivo, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.

Mas quem pode acionar o MED?

Qualquer pessoa física que suspeitar de uma transação realizada em suas contas por meio do PIX, dentro de um período de 80 dias, a contar da data da transação. É importante lembrar que, caso a transferência de valores seja proveniente de desacordo comercial ou feita equivocadamente pelo titular da conta, o mecanismo não pode ser utilizado.

Como fazer o acionamento do MED pela Cocred?

Quando suspeitar de qualquer situação, entre em contato imediatamente com a cooperativa, pelo telefone de seu gerente ou pelos canais de comunicação: site, fale conosco ou página de segurança. Com isso, a Cocred vai realizar os procedimentos do MED para solicitar a análise e, se possível, a devolução dos recursos.

E se for final de semana ou fora do horário de expediente?

Nesse caso, ligue para a Central de Atendimento do Sicoob, para que seja iniciado o atendimento da sua ocorrência: 0800-724-4420.

É importante que você faça o contato o quanto antes, para que sua ocorrência seja conduzida também com brevidade, possibilitando maiores chances de sucesso na tentativa de recuperação dos valores. Assim que possível, informe seu gerente sobre o protocolo de atendimento.

Gostou do conteúdo? Continue lendo sobre os principais tipos de golpes e fraudes clicando aqui. Você pode conferir, também, dicas para evitar o Golpe do IPVA quando for quitar o imposto do seu carro (clique aqui).

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