Saber o faturamento da empresa é de suma importância para definição do regime tributário e mensuração dos lucros do negócio. A partir desse indicador, o empresário tem uma noção precisa se está indo bem ou não, de modo a fazer as correções necessárias, caso os números estejam abaixo do esperado.
Por mais que o empresário tenha de lidar com isso o tempo todo, muitas vezes não se calcula o faturamento da forma correta. Portanto, ao longo do texto, vamos explicar como isso funciona, na prática, para saber, com o máximo de precisão, como andam as finanças do negócio.
Continue lendo até o final e aprenda como calcular e aumentar o faturamento da sua empresa!
O que é faturamento?
O conceito de faturamento é bem simples. Consiste em todas as vendas de produtos ou serviços que a empresa fez, tomando algum período como referência. Costuma-se fazer esse levantamento de quanto a empresa faturou no intervalo de um mês.
Faturamento e enquadramento tributário
O faturamento é um indicador tão importante que determina quanto uma empresa deve pagar de impostos. Em outras palavras, cada regime tributário apresenta uma faixa de faturamento, e, caso a empresa o ultrapasse, ela precisa repensar o seu enquadramento, visto que pode incorrer em práticas ilícitas, como a sonegação de impostos.
Basicamente, existem três regimes tributários no Brasil. São eles:
- Simples Nacional: empresas com esse enquadramento faturam até R$ 4,8 milhões anualmente;
- Lucro Presumido: regime que engloba empresas cujo faturamento anual varia de R$ 4,8 milhões a R$ 78 milhões;
- Lucro Real: regime de empresas que faturam, anualmente, mais de R$ 78 milhões.
Faturamento bruto e líquido
Entendida a relação entre faturamento da empresa e regime tributário, é importante o empresário estar atento aos conceitos de bruto e líquido.
O primeiro consiste em multiplicar a quantidade de produtos ou serviços vendidos pelo preço unitário. Já o faturamento líquido considera os impostos envolvidos nas vendas, sendo a subtração entre o faturamento bruto e os tributos. Outra variável que pode entrar no cálculo do faturamento líquido é a dedução de vendas. Isso acontece caso uma transação não seja efetivada, ou quando o cliente rejeita o produto recebido e opta por devolvê-lo à empresa.
Vamos a um exemplo prático: supondo que a empresa esteja inserida no Simples Nacional. Imagine que sejam vendidas, em um mês, 100 unidades de um produto a R$ 40, totalizando um faturamento bruto de R$ 4 mil. Por ser do Simples, a empresa deva pagar 6% de imposto sobre esses R$ 4 mil, o que corresponde a R$ 240.
Logo, o cálculo do faturamento líquido fica assim:
Faturamento líquido: faturamento bruto (R$ 4 mil) – impostos (R$ 240) = R$ 3.760.
Qual é a diferença entre faturamento e receita?
Entre os tipos de receita, somente a bruta é equivalente ao faturamento da empresa. Conceitualmente, ela consiste em tudo o que a empresa recebe com as vendas dos seus produtos e serviços, bem como aplicações financeiras e outras formas de rentabilidade.
Alguns dos principais tipos de receita são os seguintes:
- receita bruta: é resultado da multiplicação da quantidade de itens vendidos pelo preço unitário deles;
- receita principal: oriunda da atividade que mais traz retorno à empresa. Por exemplo, em uma concessionária, a receita principal vem da venda de veículos;
- receita secundária: corresponde ao dinheiro que entra pela venda de produtos ou serviços que complementam os principais comercializados pela empresa;
- receita financeira: ocorre quando a empresa faz aportes financeiros e recebe juros em cima deles.
Qual é a diferença entre faturamento e lucro?
O valor do lucro é obtido descontando-se do faturamento da empresa as despesas fixas e variáveis, bem como os impostos. Dito isso, existem três lucros a serem calculados: o bruto, o líquido e o relativo.
O primeiro é quando se deduz do faturamento todas as despesas variáveis, que são aquelas não recorrentes para a empresa. Alguns exemplos de custos variáveis são aqueles relacionados à logística, aquisição de produtos ou insumos junto a fornecedores e possíveis comissões de vendas.
O lucro líquido tem o mesmo princípio do bruto, mas a diferença é que deduz as despesas fixas. Como exemplo, podemos citar o aluguel do espaço onde a empresa opera, além dos impostos.
Por fim, o lucro relativo é aquele que considera as deduções tanto de custos fixos quanto de variáveis.
Para você entender melhor, daremos um exemplo com números. Suponha que uma empresa tenha um faturamento mensal de R$ 50 mil, despesas fixas de R$ 13 mil e despesas variáveis de R$ 15 mil. Logo:
Lucro bruto: faturamento (R$ 50 mil) – despesas variáveis (R$ 15 mil) = R$ 35 mil
Lucro líquido: faturamento (R$ 50 mil) – despesas fixas (R$ 13 mil) = 37 mil reais
Lucro relativo: faturamento (R$ 50 mil) – despesas fixas (R$ 13 mil) – despesas variáveis (R$ 15 mil) = R$ 22 mil
No fim das contas, é o lucro relativo que corresponde ao dinheiro que o empresário coloca no bolso, também conhecido por pró-labore.
Como aumentar o faturamento da empresa?
Ainda sobre o cálculo do faturamento, vamos detalhar, neste tópico, o que é preciso para fazê-lo corretamente e quais ações tomar para aumentar esse número. De início, é necessário fazer um levantamento das receitas do negócio, tanto a principal quanto a secundária. Em seguida, você deve saber em detalhes quanto custa vender um produto ou serviço. Na prática, isso consiste em considerar o salário de colaboradores, bem como os custos com equipamentos e programas.
Além dos custos, o empresário precisa mapear as despesas. Importante destacar que elas não estão diretamente ligadas aos produtos e serviços vendidos, sendo, por exemplo, o dinheiro direcionado para as ações de marketing e o aluguel do espaço físico.
Todas as informações necessárias ao cálculo — receitas, faturamento da empresa, entre outros — ficam em um documento chamado DRE, ou Demonstrativo do Resultado do Exercício.
Faça um diagnóstico
O diagnóstico passa pelo entendimento claro do quanto a empresa fatura. Mais precisamente, consiste em levantar informações relacionadas com:
- capital de giro;
- fluxo de caixa;
- níveis de endividamento.
Controle os custos e as despesas
Independentemente da saúde financeira do negócio, é crucial não gastar mais que o necessário. Em relação às despesas, é preciso que não sejam altas demais, na medida do possível. Otimização em processos sempre pode acontecer, excluindo, simplificando ou automatizando rotinas para fazer a empresa gastar menos e lucrar mais.
Invista em estratégias de marketing
Do ponto de vista estratégico, marketing é investimento. Todavia, no âmbito contábil, é despesa. Por isso, é preciso canalizar bem os recursos para que o negócio obtenha um bom Retorno sobre o Investimento (ROI). Ter presença online é crucial nesse sentido, visto que a internet é um ambiente com uma grande quantidade de potenciais clientes.
Para ter sucesso e trazer clientes ao negócio, é preciso conhecer a fundo as necessidades das pessoas. Com base nisso, podem-se produzir conteúdos e anúncios direcionados ao público certo, de modo que este seja fiel ao negócio e traga receita recorrente para a empresa.
Otimize o processo de vendas
Um bom processo de vendas é aquele que o cliente não considera demorado, além de ter qualidade e eficiência. Uma das formas de fazer essa otimização é mapear os processos ineficientes ou redundantes, de modo que o cliente tenha que se submeter a menos etapas.
Treinar a equipe e contar com software de gestão são escolhas que ajudam bastante nesse sentido, fazendo a empresa aprimorar continuamente os seus processos, com base nas percepções dos clientes.
Melhore a política de crédito
Oferecer opções de pagamento com crédito, com o uso de uma maquininha de cartão ou outros meios, é essencial para aumentar as chances de venda e, consequentemente, de faturamento.
Nesse sentido, uma das maneiras de melhorar a política de crédito da empresa é atualizar constantemente os dados dos clientes para verificar a capacidade de compra deles. Contudo, isso deve ser feito conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A legislação deve ser seguida à risca, mantendo a integridade dos dados dos clientes e evitando multas e sanções para a empresa.
Crie novos canais de vendas
A ideia de um canal de vendas é contar com parceiros comerciais que não têm vínculo direto com a empresa. Assim como no caso das estratégias de marketing, é muito importante usar esses canais de vendas no ambiente online, visto que ali há muitas oportunidades de atrair, reter e fidelizar clientes.
Qual é a importância de determinar o faturamento?
Agora que você entendeu como saber o faturamento da empresa, este tópico é para destacar o que o seu negócio ganha com isso.
Lembre-se de que uma boa gestão financeira e seus indicadores permitem fazer investimentos que viabilizam a expansão do empreendimento. Também contribui para o negócio conquistar mercado, se destacar dos concorrentes, chamar a atenção de potenciais investidores e ter mais facilidade para obter crédito junto a bancos e instituições financeiras.
Com as dicas de como aumentar o faturamento da empresa mostradas aqui, seu negócio tem grandes chances de melhorar seus números e crescer. Não saber o faturamento pode fazer a companhia ter problemas financeiros cumulativos, aumentando o risco de se endividar demais, perder a credibilidade perante os clientes e, em casos extremos, ir à bancarrota.
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