Phishing: saiba como proteger sua empresa desse golpe

Phishing: saiba como proteger sua empresa desse golpe

Existem muitas maneiras de ficar vulnerável quando falamos de recursos digitais, mas hoje não vivemos sem eles. De possíveis violações de dados a fraudes e roubos, ninguém está livre dos golpistas. Devemos, portanto, ser vigilantes, principalmente devido à exposição a vários tipos de phishing.

Esse cibercrime ocorre com frequência, mas costuma ser negligenciado. Afinal, é comum pensar que só o público-alvo (consumidores, clientes, internautas) sofre ataques, mas é uma condição que também afeta as empresas.

Neste conteúdo, reunimos todos os detalhes e prevenções sobre phishing empresarial. Confira!

O que é phishing?

O termo phishing foi escolhido por ser semelhante a outra palavra: fishing, que, do inglês, significa pescar. Isso quer dizer que informações e dados confidenciais são extraídos dos usuários por meio de abordagens falsas, mas altamente atraentes.

Em analogia aos procedimentos da pesca, os phishers (cibercriminosos) obtêm esses registros jogando iscas virtuais nos usuários, a fim de induzir as ações necessárias para aplicar o golpe.

Phishing é uma ação fraudulenta que contacta suas vítimas por meio de recursos como e-mail, telefone, messenger, SMS etc. As interações exigem, de forma velada, que a vítima forneça informações confidenciais, dados bancários, dados de cartão de crédito e senhas.

Ao compartilhar tais registros, as empresas podem ter sua conta e finanças violadas, e vítimas de crimes de falsa identidade ou levar prejuízos por meio de ações financeiras fraudulentas.

Quais são os tipos de phishing?

De acordo com o levantamento da Kaspersky, o Brasil é líder em ataques virtuais na América Latina, que ocorrem de diversas maneiras via e-mail, DNS, SMS e links suspeitos. Sabendo disso, conheça os principais tipos de phishing.

Scam

O scam corresponde a uma abordagem criminosa que induz a vítima a revelar informações confidenciais financeiras, como contas bancárias, dados de cartão e senhas, pode meio de um link ou arquivo infectado.

Os registos fornecidos são usados para acessar contas, roubar fundos e realizar transações. O contato é feito via e-mail, telefone e redes sociais (por meio do Messenger).

Spear phishing

É quando o ataque é dirigido contra um grupo específico. Pode ter como alvo agentes do governo, clientes de marcas multinacionais ou até uma pessoa específica. O spear phishing é aplicado para acessar bancos de dados específicos para obter arquivos confidenciais, informações sigilosas e dados financeiros.

Clone Phishing 

Um site corporativo é duplicado para atrair visitantes. Ao acessar a página falsa, o usuário preenche um formulário de cadastro malicioso, que transmitirá os dados informados aos criminosos. Depois, a vítima é direcionada para o site original sem perceber o golpe.

Whaling

Vem da palavra whale, que significa baleação (caça às baleias). É uma abordagem criminosa ligada ao “tamanho do peixe a ser pescado”. Visa profissionais de alto nível ou executivos de grande relevância, como CEOs corporativos e políticos. Esses ataques são disfarçados de comunicações internas ou intimações judiciais.

Vishing

A letra “p” é substituída pela “v” porque o vishing é um golpe que usa recursos de voz. Nele, a vítima recebe uma ligação direta ou mensagem de voz no dispositivo da empresa. Os criminosos utilizam essa ferramenta para camuflar a identidade de quem realiza as chamadas.

Pharming

Ocorre quando o servidor de endereços IP é invadido e contaminado, resultando em um impacto generalizado para a empresa. Normalmente, quando um usuário tenta acessar um site digitando sua URL (por exemplo, google.com.br), o DNS direciona o nome de domínio para o endereço de IP correspondente.

No entanto, se o DNS for hackeado, a ação online do usuário pode levá-lo a uma página falsa criada especificamente para intenções maliciosas.

Smishing

O phishing por SMS está se tornando cada vez mais comum. As mensagens fraudulentas costumam usar táticas de medo, como ameaça de dívida, para coagir os destinatários a tomar decisões precipitadas.

Alternativamente, elas podem atrair indivíduos com ofertas tentadoras, como sorteios ou grandes prêmios, levando-os para uma armadilha.

Quais podem ser as consequências?

Uma empresa que não cuida da segurança da informação interna (operacional) e externa (clientes, fornecedores e parceiros) terá que lidar com uma infinidade de consequências mercadológicas e judiciais.

O contratempo legal torna as coisas mais sérias, principalmente no que se refere à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor e aplica multas onerosas àquelas que não protegem informações de seus clientes.

Para o público, a marca transmitirá uma imagem negativa em relação à confiabilidade e à segurança, justamente por não proteger dados com eficiência. A médio prazo, é provável que ela fique prejudicada no mercado, perca sua cartela de clientes e seja incapaz de atrair novos compradores.

Por isso, a melhor prática é investir em ações preventivas contra o phishing organizacional.

Como se proteger de phishing?

Reunimos algumas recomendações que podem evitar a ocorrência de ataques a empreendimentos, mantendo-os seguros. Veja a seguir!

Eduque os funcionários

Instruir seus colaboradores é uma prática muito eficaz. É importante promover orientações sobre o phishing, abordando como acontece e investir em ações seguras que façam parte da rotina de toda a equipe.

Aqui, é fundamental aconselhar todos os usuários a saírem dos sistemas sempre que encerrarem as tarefas e não compartilhar informações confidenciais e senhas.

Mantenha os equipamentos atualizados

Outra medida é manter equipamentos e softwares atualizados e com antivírus instalado. Hoje, existe uma grande variedade de aplicativos antiphishing, que identificam e notificam ações suspeitas.

Um bom firewall é capaz de monitorar e bloquear o acesso a sites maliciosos. Além disso, o Certificado SSL deve fazer parte da página corporativa da empresa para proteger dados de clientes por meio da criptografia.

Observe e identifique ações fraudulentas

É indispensável que todos os usuários naveguem pela internet com cautela para diminuir a ocorrência de phishing nas empresas. Para isso, é importante redobrar a atenção quando receber e-mail, mensagens (texto e áudio) e SMS.

Conheça alguns indícios de golpes:

  • e-mails com layout bagunçado e imagens de baixa qualidade;
  • mensagens com erros gramaticais e de digitação;
  • abordagens apelativas, como “empréstimo com juros de 1%”, “oportunidade imperdível”, “serviço grátis”, “pague sua fatura hoje para não perder o acesso à sua conta” etc.;
  • recebimento de mudanças de senha sem solicitação.

Como visto, o phishing é uma ocorrência bastante comum, mas que pode ser evitada por meio de boas práticas de prevenção. Ao realizá-las, você e sua equipe garantem eficiência e tranquilidade durante o uso dos canais e recursos disponíveis na empresa. Assim, as informações não ficam vulneráveis para os criminosos.

Por fim, vale dizer que os recursos e serviços da Sicoob Cocred são extremamente seguros. Afinal, investimos pesado em tecnologias de segurança da informação para fornecer uma experiência rápida, eficiente e invulnerável para nossos cooperados.

Gostou do conteúdo? Aqui no nosso blog, você pode conferir diversos materiais relevantes como este. Clique aqui para conhecer os principais golpes e fraudes digitais, e saber como evitá-los.

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